Categorias: Saúde

Sem apoio da prefeitura, coordenação da Campanha de Medula ??ssea tem dificuldades

Acontece neste fim de semana em Araxá a segunda Campanha de Captação de Doadores de Medula Óssea, em parceria com o Hemonúcleo do Hospital de Câncer de Barretos (HCB). Na cidade, são 19 pessoas esperando por um transplante e sem o apoio prometido pela Secretaria Municipal de Saúde, a coordenação da Campanha enfrenta dificuldades, mas vai realizar a ação de qualquer maneira.

Segundo a coordenadora Soraia Amaris Caixeta, a Secretaria Municipal de Saúde tinha se comprometido em ajudar nos trabalhos de captação de doadores. Entretanto, na tarde de ontem (15), o município voltou atrás e ela foi encaminhada para o prefeito Jeová Moreira da Costa, que não lhe atendeu, mas alegou, por meio de sua assessoria, que não teria verbas para o auxílio e que se apoiasse todos os eventos a prefeitura quebraria.

A administração iria ajudar com alimentação e hospedagem das 20 pessoas que virão de Barretos para a campanha, com duas tendas e água mineral. Sem a sensibilidade da administração, o Hotel Cidade do Sol cedeu as hospedagens. A coordenadora afirma que está em busca de parceiros para conseguir as estruturas.

Segundo o secretário Antônio Marcos Belo, o evento coincidiu com as comemorações de fim de ano, o que dificultou a parceria do município com a campanha. Ainda segundo Antônio Belo, haverá uma reunião na tarde desta quarta-feira (16) para tentar rever o apoio.
 
Em 2007, foram cadastrados 1,8 mil doadores e a intenção dos organizadores é ultrapassar este número. Nove delas se mostraram como possíveis doadores. 

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância desta doação e também de aumentar o número de doadores, que fará parte do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A campanha também se estende para a região.

Estima-se que no Brasil haja 2,5 mil pessoas precisando do transplante e 1 milhão estão cadastradas no Redome.

Programação

– Amanhã (17), às 15h, no Expominas, haverá uma concentração e será dado o início a uma carreata como marco inicial da campanha. As pessoas interessadas em participar podem comparecer com seus carros, motos ou bicicletas, de preferência enfeitados em vermelho.

– Dias 18 e 19 de dezembro, as equipes estarão na Praça Governador Valadares e no Supermercado Bernadão para cadastrar doadores e realizar a coleta, das 8h às 17h.

Para ser um doador

– A pessoa deve ter entre 18 e 55 anos e estar em boas condições de saúde.

– Preencher um cadastro com seus dados completos e endereço.

– Coletar uma pequena amostra de sangue (10 ml) para um teste, identificando a tipagem genética, que se chama HLA.

â–º Saiba mais

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…