Categorias: Cidade

Semana do Deficiente em Araxá tem como tema a vivência e cidadania

Araxá comemora a nona edição da Semana da Pessoa com Deficiência e traz uma extensa programação através de debates, palestras, passeata, baile e jogos especializados. O evento foi aberto nesta segunda-feira (25), às 20h, no Cine Teatro Brasil, e o encerramento acontece no domingo (31), às 10h, no Colégio São Domingos. A semana é uma realização da Associação de Assistência a Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada), Associação dos Surdos de Araxá (ASA) e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Araxá (Apae).

“A acessibilidade é o início de qualquer exercício de cidadania, o direito primitivo de ir e vir. Temos ganhos, mas há ainda muita coisa a ser feita”, afirma a diretora administrativa da Fada, Maria da Conceição de Aguiar Santos (Cota).

Ela afirma que após as comemorações da Semana do Deficiente uma carta aberta com propostas, sugestões e cobranças captadas durantes os debates será enviada aos poderes públicos municipal, estadual e federal para o cumprimento da legislação da acessibilidade.

Programação

Nesta quarta-feira (27), a Fada promoveu o debate “Acessibilidade – Vivência e Cidadania”, tema da semana para este ano, das 8h às 12h. Na quinta-feira (28), acontece a Palestra Acessibilidade, a partir das 15h, no Virgilius Palace Hotel. Na sexta-feira (29), a tradicional passeata começa na Igreja Matriz de São Domingos, a partir das 9h, e percorre as principais ruas da cidade.

No sábado (30), é a vez da abertura dos jogos especializados, a partir das 8h, no Colégio São Domingos, que recebe o basquete em cadeiras de rodas, das 9h às 18h. O atletismo acontece no Centro Universitário do Planalto de Araxá, das 9h às 18h, e o goalboal será realizado na Escola Estadual Delfim Moreira, também das 9h às 18h.

Além de Araxá, os jogos vão ter a participação das delegações de Belo Horizonte, Uberaba, Patos de Minas, Formiga e Franca (SP). No sábado também acontece o tradicional baile “Amigos da Fada”, a partir das 21h, no Girassol Clube de Campo.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…