Categorias: Saúde

Seminário discute implantação do Centro de Atenção Psicossocial em Araxá

09/10/2009 – A Prefeitura de Araxá e o governo de Minas promoveram o evento Integrando a Saúde durante esta sexta-feira (9), no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviços, Turismos e Agronegócios de Araxá (Acia). O evento contou com debates sobre a implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) – ações de saúde mental na atenção primária – para atender Araxá e microrregião.

A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde, Marta Elizabeth de Souza, ministrou palestra sobre os procedimentos que o município deve fazer para ter a implantação do Caps.

“Pelo tamanho populacional da cidade e sua microrregião (160 mil habitantes), o funcionamento dos serviços podem ser oferecidos 24 horas. É um processo de todo um planejamento, de dimensionamento de recursos humanos – psicólogos, psiquiatras, clínicos gerais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, auxiliares de enfermagem e administrativos – para que o paciente tenha um tratamento adequado”, afirma Marta.

Ela ressalta que para a execução do projeto a prefeitura deve montar infraestrutura com estabelecimento, contratação de equipe técnica e médica e veículo. Em contrapartida, o Estado aplicaria recursos mensais de R$ 30 mil para a manutenção do Caps.
 
A coordenadora lembra que Araxá já teve oportunidade de ter o serviço há cinco anos, mas a gestão daquela época optou por não implantá-lo e a verba foi devolvida ao Estado. Ela diz que o Estado com 170 unidades do Caps.

Prefeitura adere à implantação

O secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, afirma que a administração vai dar a contrapartida, inclusive o estabelecimento previsto para a implantação do Caps é no antigo Clube União.

“A parte de pessoal já está ok e agora estamos partindo para a contração de psicólogos, psiquiatras. O local já está definido e irá passar por pequenas reformas”, diz.

Segundo ele, o Caps deve entrar em funcionamento em novembro próximo. “Araxá e a microrregião tem casos sérios que necessitam de atendimento à saúde mental, ainda mais com o advento do uso do crack que tem agravado ainda mais, inclusive crianças que estão utilizando a droga e têm transtornos sérios de saúde”, afirmao secretário.

Antônio Belo acrescenta que os serviços serão coordenados pelo Núcleo de Saúde Mental da prefeitura e terão a parceria das Unidades Básicas de Saúde (Unis) e dos Programas de Saúde da Família (PSFs).

“É uma conquista muito grande para toda a comunidade de Araxá e microrregião”, destaca Antônio Belo.

Caps

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são serviços de saúde mental abertos e comunitários do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.

Seu objetivo é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…