Categorias: Cultura

#SempreUmPapoEmCasa, de Araxá, recebe Marcelino Freire e João Victor Idaló

Marcelino Freire, conhecido por suas obras constantemente adaptadas para o teatro e por sua atuação como professor de oficinas de criação literária, junto com o poeta de Araxá, João Victor Idaló, são os convidados de Afonso Borges em mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” e da CBMM, com transmissão ao vivo no Youtube e Facebook do Projeto. O encontro vai acontecer no dia 23 de julho, quinta-feira, às 18h, com o tema “A Vida Como Ela é / Será” e, cada autor falará sobre suas obras mais recentes. 

Esta sequência de encontros virtuais chamada de #SempreUmPapoEmCasa é patrocinada, em Araxá, pela CBMM com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. 

João Victor Idaló tem 16 anos é estudante e autor do livro de poesias “Vox Dulcis”, lançado em 2020 e que traz, em suas 130 páginas, palavras sinceras que vêm da alma, organizadas em poemas que exploram desde o amor até os problemas da sociedade doente. Como escreveu a professora Sônia da Silva no prefácio, “a obra traduz com clareza a concepção de uma literatura livre e transgressora, sem compromissos com paradigmas ou modismos. A linguagem é despojada, simples e leve, sem deixar de mostrar o repertório cultural do poeta.” Desde 2005, João Victor Idaló reside em Araxá, cidade que ama e onde teve oportunidades de escrever para alguns jornais e revistas. Amante das palavras e do mundo defende seus ideais com garra. É um ávido leitor e grande admirador das artes, o que o faz acreditar num planeta melhor, por meio da democracia, das palavras e do amor.  

Marcelino Freire falará sobre “Bagageiro” (Ed.José Olympio). Bagageiro, no Recife, é onde se leva todo tipo de coisa em cima da bicicleta: mercadoria, botijão de gás, criança etc. Nesse “Bagageiro” encontramos uma coletânea de pequenas histórias, entremeadas por comentários – por vezes mordazes – sobre a escrita, o país, o mundo, a vida literária e não literária. Classificados pelo autor como “ensaios de ficção”, os textos reunidos nesta obra fazem parte de um gênero atípico, misturando críticas à realidade, toques de humor sagaz e prosa poética, tudo isso com o estilo único do autor.

Nascido em 1967, em Sertânia (PE), Marcelino Freire vive em São Paulo desde 1991. Escreveu, entre outros, “Contos Negreiros” (Editora Record, 2005), com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti, livro também publicado na Argentina e no México. Em 2013 lançou, pela Editora Record, o romance “Nossos Ossos” (Prêmio Machado de Assis), também publicado em Portugal e ainda na Argentina e na França. É o criador e curador da Balada Literária, evento que acontece desde 2006, em São Paulo. Mantém o blogue Ossos do Ofídio.

Sempre Um Papo com Marcelino Freire e João Victor Idaló

Dia 23 de julho, quinta-feira, às 18h, no Youtube e Facebook do Sempre um Papo

Link Youtube: https://bit.ly/2X8C3eU

Ver comentários

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…