Categorias: Política

Série pré-candidatos a prefeito: Professor Jales André

O Diário de Araxá traz a partir desta semana a divulgação de nomes que lançaram oficialmente, por redes sociais, entrevistas à imprensa ou outra modalidade de mídia, pré-candidaturas a prefeito.

Elaboramos um questionário com o perfil e cinco perguntas relacionadas às intenções de cada um em pleitear um cargo ao Poder Executivo. Os pré-candidatos que responderam dentro do prazo estabelecido serão divulgados de acordo com a ordem alfabética do nome de batismo, na chamada principal do site, no período de 24 horas, a partir das 8h. As divulgações ocorrerão entre segunda e quinta-feira.

Os pré-candidatos que enviaram após o prazo, serão divulgados depois dos que responderam no período estipulado.


Professor Jales André

A segunda divulgação da série aberta pelo Diário de Araxá é sobre o professor Jales André, pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

1 – Perfil do pré-candidato.

Meu nome é Jales André dos Santos, sou natural de Canápolis, tenho 29 anos, casado com Isabele Regina há quase 4 anos, filho do sr. Jairo e dona Marli, e formado em Pedagogia e Filosofia.

Sou professor na rede estadual desde 2012 e atualmente atuo como pedagogo na E.E. Coronel José Adolfo de Aguiar e professor de Filosofia na E.E. Vasco Santos.

Membro da diretoria do Sind-Ute Subsede Araxá (licenciado), o que permite conhecer a realidade dos professores, a realidade da Educação, a realidade dos alunos, a realidade da população.

2 – Em qual partido você está filiado e o que o motivou a ser pré-candidato a prefeito?

Filiei-me ao Partido dos Trabalhadores em 2011, partido ao qual estou filiado até hoje, o que, claramente, afasta do meu perfil qualquer conotação de uma candidatura oportunista, construída ao sabor das conveniências momentâneas.

A minha motivação a ser pré-candidato nasce a partir da realidade. No decorrer da minha vida, passei por inúmeras dificuldades, vivenciei a fome por diversos momentos, morei por muito tempo em barraco de lona. No dia a dia vejo e percebo que a maioria da população passa por problemas semelhantes, com um pequeno salário ter que custear o transporte, moradia e alimentação.

Isto me impulsiona a pleitear o cargo de Prefeito Municipal em Araxá, pois sabendo a realidade do povo e sendo parte dela, tenho totais condições de realmente transformá-la, contando com a participação do próprio povo na definição do seu próprio destino. Sim, o povo como ator principal da ação administrativa.

3 – Já tem definição do nome de pré-candidato(a) a vice-prefeito(a)? Se sim, quem é? Caso ainda não tenha, como estão as tratativas para definir por esse nome?

O Partido dos Trabalhadores já definiu o nome do pré-candidato a vice-prefeito, é o Reginaldo Donisete Batista, 58 anos, supervisor de manutenção industrial e atualmente empresário do ramo de sorveteria, militante desde os anos 80 e oriundo dos movimentos sociais, onde possui um rico legado de luta e defesa da classe trabalhadora.

4 – Quais devem ser as prioridades da Prefeitura de Araxá a partir de 2021?

Inicialmente, a forma de administrar. Em pleno século 21 não se admite mais o povo longe do processo decisório, e do acompanhamento da ação pública. Neste sentido o orçamento participativo, onde o povo elege as ações de governo prioritárias, será o norte a nos impulsionar rumo ao futuro. Junto ao orçamento participativo, o orçamento impositivo, que aproximará o executado do planejado, alijando da administração o velho conceito de que o orçamento do município é uma peça de ficção.

No centro de todo o processo – prioridade das prioridades – o povo, o povo tendo certeza de que a ação pública vai ao encontro da demanda por ele requerida, constituindo-se vetor de transformação.

A transformação se iniciará com a EDUCAÇÃO, a ação pública mais eficiente e eficaz no sentido de forjar cidadãos completos, questionadores, engajados e proativos capazes de promover mudanças importante na sociedade.

Temos consciência, que a evolução social, econômica e cultural acontece por meio do conhecimento e do acesso a informações, necessários para que todos compreendam melhor o mundo, a ligação entre os fatos, os problemas, os desafios e, principalmente, o papel de cada um, diante deste cenário complexo.

Temos ainda que enfrentar os efeitos deletérios da pandemia da Covid-19 que assombra a todos, em especial a questão da empregabilidade.

Na área da saúde, obrigatório um olhar especial para a saúde preventiva, para aliviar a saúde curativa.

Enfim, é chegado o instante de governar-se do bairro para o Centro, invertendo-se a logística administrativa que imperou durante décadas em nossa cidade.

5 Como deve ser o relacionamento do chefe do Poder Executivo com a Câmara Municipal?

A Constituição prevê que os poderes são harmônicos e independentes, entre si. Esta harmonia e independência pressupõe o respeito entre os poderes, um diálogo permanente e principalmente com foco na participação popular, pois o interesse que deve ser defendido é o da população e não de grupos políticos que só pensam na próxima eleição e se manter no poder.

6 – Se eleito, quais serão seus principais desafios a serem projetados e/ou superados?

O pós-pandemia, pois trará grandes deficiências nos mais diversos setores, por isso precisaremos de um gestor dinâmico e atento à realidade do seu povo, assim como o professor na sala de aula que sempre é solícito à necessidade dos seus alunos.

Por outro lado, temos o desafio de fazer a população acreditar na ação pública, daí a nossa firme determinação de implementarmos o orçamento participativo, e o orçamento impositivo, como forma de colocar o povo como princípio, meio e fim da ação pública.

Ver comentários

  • Parabéns, Professor Jales André. O seu conhecimento e a sua visão política mostram como você está preparado para atingir a vitória. Entre outros segmentos, tenho certeza que a Cultura e a Educação serão merecidamente valorizados.

  • Um cidadão honesto, íntegro, preocupado com as causas sociais, com os mais necessitados. Tem toda minha consideração e respeito. Estamos juntos Professor Jales! ✊🏿✊🏼✊🚩

  • Fico pensando aqui. Acredito que se vc quer começar na politica vc deve começar pelo cargo de vereador e não pular degraus e ja se candidatar para prefeito. Muitas pessoas nao conhece o candidato. É arriscar demais.

  • PT kkkkk 😆 pactua com o que nós brasileiros queremos exterminar da. Nossa política. A apresentação segue bem modo Lula de pregar.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…