Categorias: Cidade

Servidores do Judiciário de Araxá aderem à paralisação nacional

Os servidores do Poder Judiciário de Araxá aderiram nesta quarta-feira (30) à paralisação do Dia de Luta dos Trabalhadores do Judiciário Nacional, que reivindica a manutenção da jornada de trabalho e unificação dos planos de cargos e salários.

Dos cerca de 70 servidores do Fórum local, 70% ficaram paralisados e 30% trabalharam nos serviços urgentes, como habeas corpus, liberdade provisória e mandatos. Todos utilizaram camisetas pretas com a frase “Luto por Justiça” escrita em amarelo. A manifestação terminou às 18h.
 
De acordo com o Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância de Minas Gerais (Serjusmig), o Estado tem 11.505 servidores na primeira instância e 70% aderiram à paralisação. Todas as unidades da federação e os trabalhadores do Judiciário interromperam suas atividades em protesto à resolução nº. 88 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que amplia de seis para oito horas diárias a carga horária de trabalho e que oferece também a opção por sete horas diárias ininterruptas.

Os servidores reivindicam também melhores condições de trabalho, a manutenção de 12 horas de atendimento ao público em dois turnos de seis horas ininterrupta, plano de carreira, reembolso dos gastos com cumprimento das ordens judiciais, reajuste salarial e um estatuto único que garanta igualdade de deveres, direitos e salários.

O oficial de Justiça e delegado do Serjusmig em Araxá, Geraldo Rubens Souza, diz que a diretoria do Fórum local apoiou a manifestação. “As nossas reivindicações são justas, a redução da jornada de trabalho reverte em qualidade do serviço prestado à população e afastamento e doenças provenientes de atividades repetitivas”, diz.

De acordo com Geraldo, a manifestação nacional é uma forma de mostrar quais são as reais condições de trabalho nos tribunais de Justiça do país. “Temos um número reduzido de servidores, equipamentos defasados, edificações ruins em alguns municípios e assim nós não conseguimos desempenhar um serviço de qualidade”, ressalta.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…