Política

Servidores públicos de Araxá descartam paralisação e greve, mas demandas continuam

O funcionalismo público municipal decidiu, em assembleia geral extraordinária, nesta segunda-feira (23), continuar em busca da valorização da categoria, mas descartou uma paralisação ou greve.

O funcionalismo público cruzará os braços em datas a serem definidas pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) em manifesto público contra o projeto de lei que reajustou apenas 9,28% para os servidores da administração direta e indireta, efetivos, concursados, estáveis, inativos e pensionistas. A categoria reivindica também um reajuste do vale-alimentação e recomposição geral.

A proposta encaminhada pelo prefeito Aracely de Paula e aprovada pelos vereadores, na última semana, excluiu servidores que exercem cargos comissionados, agentes políticos e os que já foram contemplados com reajuste neste ano, como por exemplo, quem recebe o salário mínimo e os beneficiados com o Piso Nacional da Educação.

O Sinplalto ingressará com consulta jurídica no Ministério Público do Trabalho na tentativa de estender recomposição de 9,28% para todos os servidores. A decisão foi tomada por unanimidade pelos servidores que participaram da assembleia.

De acordo com o presidente do Sinplalto, Hely Aires da Silva, que retornou ao cargo devido o impasse nas negociações salariais, a decisão da assembleia é justa e responsável.

“Explicamos a situação aos servidores e os impedimentos para uma que a Administração Municipal possa conceder um aumento salarial ou do vale-alimentação neste momento devido o prazo eleitoral. A alternativa que encontramos foi entrar com uma ação judicial para tentar garantir o cumprimento na Data-Base, pois a justificativa do projeto encaminhado pelo Executivo foi fundamentada nesta lei. Com isso, a recomposição deveria ser estendida para todos os servidores, inclusive, aqueles que recebem salário mínimo”, afirma.

Segundo o presidente, a assembleia decidiu por uma pauta contínua de trabalho. “A luta deve ser constante. Estamos próximo ao período eleitoral e o compromisso do próximo prefeito deve ser firmado com a categoria nas eleições municipais. Vamos reunir cursos de qualificação e promover reuniões de trabalho para estabelecer uma pauta unificada. Os encontros de trabalho permanente são uma forma de demonstrar a união da categoria”, ressalta Hely Aires.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…