Categorias: Saúde

Servidores reivindicam produtividade proposta somente para médicos e dentistas

Da Redação/Jorge Mourão – Pela primeira vez desde sua recente inauguração o plenário da Casa da Cidadania esteve lotado. Em pauta, o debate sobre o projeto de lei 163/2011 proposto pelo Executivo que institui adicional de produtividade para médicos e dentistas que atendem pela rede pública de saúde do município.

De um lado, dentistas (os médicos não compareceram) a favor pela aprovação do projeto. Do outro, amarrados com cordões, profissionais de outros setores da saúde (nutrição, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia e outros) reivindicavam inclusão do benefício. Com isso, o polêmico Fórum Comunitário, promovido via requerimento da vereadora Lídia Jordão (PP), foi marcado por discussões, aplausos e vaias.

“Queremos que essa proposta de produtividade para médicos e dentistas abranja toda a categoria de profissionais porque todos têm referenciais de produtividade já definidos, o que pode significar a oportunidade dessa concessão. Então, não há que se falar em apenas os dentistas terem esse referencial pronto. Todos os outros têm e estão aptos a receber essa gratificação. Não somos contra o abono, mas queremos que atinja os demais servidores da saúde e em um segundo momento vamos discutir os projetos para as demais secretarias”, afirma Lídia.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, os servidores só têm a perder com essa desigualdade. “Temos profissionais que ganham por produtividade desde o início do governo Jeová. Em contrapartida, a maioria dos servidores não tem o mesmo benefício. Nem mesmo a revisão geral anual, que é um direito garantido por lei, o prefeito concedeu porque, segundo ele, não tinha verba suficiente. Agora para pagar produtividade para alguns ‘privilegiados’ ele tem? É um absurdo o que está acontecendo. Ao mesmo tempo que o prefeito tenta valorizar os médicos e dentistas, desvaloriza os outros profissionais da saúde, além de todos os servidores que não recebem por produtividade”, afirma.

A secretária municipal de Saúde, afirma que cada situação está sendo analisada pela prefeitura. “Hoje falamos da produtividade dos médicos e dentistas porque eles se organizaram, viram seus indicadores, seus procedimentos. Num segundo momento, vamos ver as outras classes, como já foi pedido pelo prefeito”, afirma.

O projeto tramita na Casa desde o último dia 20 de setembro e atualmente está na Comissão de Finanças, Justiça e Legislação.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…