Categorias: Cultura

Sesc Araxá apresenta Auto de Natal com o Grupo Sarandeiros neste sábado

O Serviço Social do Comércio (Sesc) de Araxá apresenta no próximo sábado (11) o Auto de Natal apresentado pelo Grupo de Projeção Folclórica Sarandeiros, de Belo Horizonte, a partir das 21h, em frente ao Estádio Fausto Alvim, dentro da programação do FestNatal Acia.

O Sarandeiros é considerado um dos melhores grupos de dança do país por divulgar a cultura nacional, além de vasto e rico figurino e materiais cênicos. Atento com a globalização das culturas que visa à uniformização de todos os povos, o Sarandeiros justifica seu trabalho por ser um grupo de resistência que valoriza, pesquisa e preserva a arte popular da dança e da música no Brasil.

Com mais de 800 apresentações em seu currículo, o grupo se apresentou em vários eventos em Minas Gerais e em outros Estados brasileiros, realizando, inclusive, diversas turnês internacionais representando o Brasil em mais de 11 países da América e Europa. Tem como destaque os espetáculos Auto de Natal, O Profano e o Sagrado, Dança Brasil e Quebranto.

Além disso, o Sarandeiros mantém cursos de extensão universitária gratuitos para mais de 500 pessoas por semestre em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre crianças, jovens, adultos e idosos, ensinando danças e músicas populares brasileiras.

Também é responsável pela realização de vários eventos anuais junto à universidade, com destaque para os Festivais Intercolegiais de Dança Popular Brasileira de Belo Horizonte, já na sua 5ª Edição, e que envolve mais de mil jovens e dezenas de professores de várias escolas de Belo Horizonte e região metropolitana.

O grupo mantém um conjunto estável de 40 dançarinos em seu corpo de baile e seis músicos que interpretam ao vivo os espetáculos da companhia.

“Esta união de dança, teatro e música fazem dos espetáculos do Sarandeiros um show completo, unindo as artes com o propósito da valorização e do reconhecimento da cultura popular brasileira”, destaca o grupo.

O espetáculo Auto de Natal terá o seguinte repertório: Folias de Reis/Pastorinhas, Catira, Batuque de Sanfona, Calango, Carneiro, Pau de Fitas Gaúcho, Retumbão, Guerreiros, Bumba Meu Boi e Moçambique.

Editoria de Cultura do Diário de Araxá

Matérias recentes

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…