Categorias: Saúde

Sétima Conferência Municipal de Saúde avalia e propõe diretrizes para Araxá

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) promoveram, nos dias 10 e 11 de julho, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com abertura oficial promovida no Teatro Municipal e presença de grande público.

Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a etapa municipal avaliou e propôs diretrizes das políticas de saúde, discutiu temas específicos para novas diretrizes da política de saúde, elegeu delegados para etapa estadual da Conferência de Saúde e registrou a presença da população representada por meio de entidades como associações de moradores de bairro, de familiares e funcionários do Setor da Saúde em Araxá.

Em seu pronunciamento na abertura do evento, o prefeito Aracely de Paula destacou que a conferência mostra que todos os envolvidos são agentes da saúde. “Todos nós somos seres humanos e pacientes da saúde. Falar da saúde é falar da nossa casa, é falar da nossa esposa, dos nossos filhos. Falar da saúde é falar daqueles que se foram e daqueles que estão por vir. Falar da saúde é falar da vida.”

<p>A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Lídia Jordão, reforçou a importância da conferência como um amplo espaço democrático de construção da Política Pública de Saúde. “Fazemos questão de ouvir toda a população de Araxá. Abrimos as nossas portas e os nossos trabalhos, colocando-nos à disposição da comunidade de tudo aquilo que ela julgar necessário para uma saúde de qualidade.”

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elias Pedro Vieira, destacou a conferência como a “mais importante da nossa história”. “Diferente das conferências que passaram e das muitas que virão, contém um desafio e a urgência do hoje e do agora. Terminada essa conferência, esperamos ter aberto um espaço de diálogo onde possamos sentar e conversar junto com governo, trabalhadores, prestadores de serviço, usuários e sociedade”, comentou.

Palestra magna

Ainda na abertura, houve a palestra relacionada ao tema da conferência proferida pelo conselheiro nacional de Saúde, Eni Carajá Filho. Estiveram também presentes o superintendente regional de Saúde, Ivan José da Silva, o vereador Romário Gerson Galdino representando a Câmara Municipal, dentre outros membros da sociedade civil e organizada. Na abertura, foi lido o regimento da conferência para apreciação do público.

Eixos temáticos

Os eixos temáticos da 7ª edição foram relacionados ao direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade, participação social, valorização do trabalho e da educação em saúde, financiamento do SUS (Sistema Único de Sáude) e relação público-privado, gestão do SUS e modelos de atenção a saúde, informação, educação e política de comunicação do SUS, ciência, tecnologia e inovação no SUS e reformas democráticas e populares do Estado.

Segundo dia

No sábado (11), debates, grupos de trabalho e escolha dos delegados que irão representar Araxá na etapa estadual ocorreram durante todo o dia, no Virgilius Palace Hotel.

Um debate sobre o tema “Discussão dos eixos temáticos em defesa dos SUS com qualidade e resolubilidade para todos” movimentou mais de 200 pessoas.

Houve ainda a formação de grupos de trabalhos com intuito de levantar propostas a nível municipal e estadual. Na oportunidade, os delegados que irão representar Araxá na etapa estadual da Conferência de Saúde foram eleitos.

Usuários do SUS

Titulares: Santo Christo da Silva, Édson Adolfo da Silva, Rogério Farah, Idani Maria de Souza da Silva, Mary Helen Augusto Peres e Cirene Luiz de Oliveira.

Suplentes: Marcelo Luís Alves, Marizete Aparecida Augusto, Heraclita Ramos de Jesus Silva e Izabel Cristina dos Santos.

Trabalhadores da Saúde

Titulares: Marcos Vinícius Cruz, Eunice Maria Marcelino e Aleteia D’ Alcântara Gonçalves Silva.

Suplentes: Elisângela Aparecida Cardoso, Cíntia Débora Ferreira de Castro Vieira e Jeferson Leonardo Ferreira.

Gestores e Prestadores

Titulares: Elvira Aparecida Oliveira Pereira, Cristiane Pereira Gonçalves e Eduardo Eurípedes Silva.

Suplentes: Eva Marineli Afonso de Almeida, Flávia Aparecida Freire de Almeida e Cristiane dos Santos Andrade.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…