Categorias: Cidade

Setor de Zoonoses estuda nova sede para o Canil

O Setor de Zoonoses de Araxá tem buscado soluções para resolver o problema de superlotação do Canil Municipal e proliferação dos cães na cidade. De acordo com o chefe do Setor de Zoonoses, Elias Pedro Vieira, existem duas possibilidades sendo estudadas para a construção de um novo canil; execução de um antigo projeto, que passa pela analise dos engenheiros do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e caso a obra seja difícil e demorada, o novo canil será construído de uma forma mais simples e rápida, ao lado do Aterro Sanitário.

Segundo a coordenadora do Canil Municipal, Eliane Cristina de Resende, algumas medidas para amenizar o problema já foram tomadas, uma delas é o incentivo a adoção com visitas ao canil e com feiras. “A pessoa traz a carteira de identidade ou o CPF, escolhe o animal e realiza a adoção; e nós vamos fazer uma triagem para que esses cachorros não voltem para as ruas”, diz.

O canil conta com mais de 300 animais e segundo Eliane a situação do local é critica. “Ainda há muitos cachorros nas ruas, mas está difícil saber se muitos deles têm dono ou se são realmente cachorros abandonados”, destaca. Eliane acrescenta que o uso da coleira ajuda no trabalho da carrocinha. “É muito importante o uso da coleira, pois assim identificamos que o cão tem uma casa pra voltar”, explica.

Eliane alerta que a adoção é um procedimento que deve ser levado a sério pela população. “A pessoa que deseja adotar um dos nossos cães deve entender que é para o resto da vida do animal. O cachorro não vai sobreviver sozinho, ele não pode ser solto novamente e precisa de um espaço em que ele fique bem alojado”, diz.

Feira de Adoção

Neste sábado (7) será realizada a primeira feira de adoção deste ano, no estacionamento da Casa da Lavoura, na av. João Paulo II. Os animais devidamente vacinados e aptos para serem adotados permanecerão no local das 8h às 11h30.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…