Categorias: Turismo

Setur amplia projeto de roteirização em Minas

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), iniciou este mês a segunda etapa do Projeto de Roteirização em Minas Gerais. A iniciativa irá atender os municípios localizados no Lago de Furnas, Circuito dos Lagos e Circuito da Canastra, que ficam nas regiões do Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, respectivamente.

O objetivo é ampliar e diversificar o cardápio de produtos turísticos de Minas Gerais. A iniciativa, que integra o Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos, prevê a profissionalização da cadeia produtiva do turismo, além da formatação de roteiros turísticos integrados e competitivos com foco no mercado nacional.

Para a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, a prestação de serviços de excelência e a diversificação da oferta turística, através da inovação de produtos, são fatores essenciais para atrair maior número de turistas.

“É fundamental a criação de produtos turísticos de qualidade, operacionalizáveis e de fácil comercialização, ampliando ainda mais a tendência vivencial proporcionada pelo turismo, incluindo a participação direta da sociedade e empreendedores locais, fomentando a rede de serviços” afirma.

Etapas do projeto

A primeira das seis fases do projeto foi finalizada em outubro, quando uma equipe de técnicos e consultores concluiu análise de mercado nas seguintes cidades: Boa Esperança, Capitólio, Formiga, São João Batista do Glória e Varginha, localizadas no Lago de Furnas.

No Circuito dos Lagos, os estudos percorreram as cidades de Uberaba, Conceição das Alagoas e Conquista. Já no Circuito da Canastra, Sacramento, Araxá e São Roque de Minas foram os municípios pesquisados.

A fase atual do projeto prevê reuniões com o empresariado local, identificação das potencialidades existentes e a sensibilização dos atores locais. Ao final desta etapa, novos produtos turísticos e roteiros serão apresentados por empresas e entidades locais com o objetivo de ampliar o cardápio a ser ofertado ao mercado.

As fases seguintes que têm conclusão prevista para o final do próximo ano abrangem: Elaboração de Produtos e Roteiros e Criação de uma Rede de Serviços; Indicação dos produtos testados; Elaboração e apresentação do portfólio dos produtos; Roteiros elaborados e acompanhamento.

O produto desenvolvido ao final de todas as etapas fará parte de um cardápio de roteiros turísticos inovadores e será ofertado tanto para o público final quanto para os operadores de viagens, com o objetivo de ampliar o fluxo de turistas no Estado.

Investimento do governo

O governo de Minas, por meio da Setur, destinou para o Projeto de Roteirização cerca de R$ 1,2 milhão. Em 2008 foram contemplados os Circuitos Turísticos Caminhos do Sul de Minas, Serras Verdes do Sul de Minas e Terras Altas da Mantiqueira. Ainda este ano mais cinco municípios serão incorporados ao projeto: São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, Lambari e Carmo de Minas.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…