Categorias: Cidade

Sinplalto e Câmara reabrem negociação da Data-Base do Legislativo

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) e a Câmara Municipal de Araxá retomaram as negociações da Data-Base dos Servidores do Legislativo. A decisão aconteceu após a realização da Assembleia Geral na última semana que analisou a postura da Casa de interromper as negociações com os servidores sem qualquer justificativa oficial. De acordo com a decisão dos servidores, o Legislativo tem até a próxima segunda-feira, 1º, para agendar uma reunião entre a Comissão Patronal e dos Trabalhadores para debater a pauta de reivindicações. O presidente Miguel Junior (PMDB) garantiu a retomada das conversas e que não medirá esforços para buscar um acordo para a Data-Base dos Servidores da Câmara Municipal.

A principio as principais reivindicações econômicas contidas na pauta de negociação era o reajuste salarial imediato de 14,5% e o aumento no Cartão Alimentação para R$ 250.  Porém, as comissões de negociação analisaram previamente a situação financeira do Legislativo, sendo constatada a falta de recursos para conceder até mesmo a recomposição salarial (de acordo com os índices da inflação) de 7,5%, e o aumento no vale alimentação para R$ 200. Também foi constatada a necessidade de redução de gastos para que o pagamento do 13º salário e do Abono Natalino seja realizado no fim do ano. O aumento no número de vereadores e criação de mais de 40 cargos para atender as demandas dos novos legisladores foram os principais motivos que levaram a Câmara Municipal a atingir o limite do seu orçamento.

De acordo com o presidente do Sinplalto, Hely Aires, a negociação para o aumento salarial dos servidores do Legislativo tornou-se extremamente complicada. “Houve um aumento significativo de servidores na Casa para atender o aumento do número de vereadores e a criação de mais dois cargos para cada vereador. O Sinplalto está aberto à negociação, inclusive, em acordo com as comissões de negociação, abaixamos o percentual de reajuste para chegar ao acordo. Mas, mesmo a reivindicação estando dentro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Câmara Municipal não tem dinheiro para conceder a recomposição anual. Os servidores estão preocupados com a situação do poder Legislativo. Nos últimos anos, todos os presidentes da Casa valorizaram a categoria e conseguiram corrigir diversas distorções existentes. O servidor não pode ser penalizado, não pode pagar por falhas administrativas, sejam elas de quem for.”

Segundo o Hely, o Sinplalto e a Câmara Municipal tem obrigação de chegar a um acordo satisfatório para a categoria. “Tudo está sendo tratado com muita transparência. A retomada as negociações demonstra o respeito do presidente Miguel Junior com a categoria. Agora, só respeito não enche barriga. Temos que encontrar uma solução para o problema. Vamos propor reduzir ainda mais os custos da Casa. Vamos analisar todos os gastos para encontrar qual setor podemos fazer essa redução. Queremos ajudar, mas queremos o compromisso de que todo esforço possível será feito para conceder pelo menos a recomposição salarial. O servidor do Legislativo sabe a força que tem, sabe que uma paralisação prejudica muito as reuniões da Casa e a atuação dos vereadores. Não vamos aceitar uma nova defasagem salarial”, ressalta o presidente do Sinplalto.

Comissão dos Trabalhadores

Durante a Assembleia foram eleitos dois servidores efetivos para acompanhar todas as conversas em torno da negociação. Os servidores Kátia Regina Dias e Durval Vitorino Pinheiro foram eleitos por unanimidade e vão fazer parte da Comissão dos Trabalhadores, que é indicada pelo Sinplalto.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…