Categorias: Cidade

Sinplalto e Prefeitura preparam proposta para redução da defasagem salarial do servidor

Servidores do quadro geral da Prefeitura de Araxá estão na expectativa para o início das negociações da Data-Base 2015 e, principalmente, o primeiro acordo coletivo na história do município. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) e a administração municipal já realizam estudos para a elaboração de uma proposta de aumento salarial gradativo que elimine a defasagem salarial dos últimos anos. Servidores da prefeitura não têm reajuste desde 2012. Segundo levantamento do Sinplalto, defasagem salarial já chega a 37% só nos últimos quatro anos.

O artigo 87 da Lei Orgânica do Município fixa a Data-Base anual da categoria no mês de maio e ainda prevê que no mês de abril a prefeitura e sindicato indiquem a nomeação das comissões de negociações através de decreto.

Com base nas pautas elaboradas na Data-Base de 2013 e 2014, que não foram atendidas pelo ex-prefeito Jeová, o Sinplalto apresentará uma pré-pauta nos próximos dias. Além da proposta de um aumento salarial gradativo que elimine a defasagem salarial de 37%, cláusulas como a reforma do estatuto do servidor (lei 1.288/74), reforma de um plano de cargo e salários com base na atual realidade da classe, vale alimentação digno, transporte seguro e segurança no trabalho, são consideradas fundamentais pelo sindicato para que um acordo coletivo seja firmado.

O presidente em exercício do Sinplalto, José Oswaldo da Silveira, destaca que o prefeito Aracely já sinalizou a intenção de acabar com a defasagem salarial. “O prefeito sabe da importância da categoria para o crescimento da cidade e quer a valorização da classe. Estamos trabalhando em parceria e o sindicato apresentará uma primeira proposta para eliminar essa defasagem nos próximos dias. É claro que o município não tem condições de conceder um aumento imediato de 37%. Queremos um projeto de lei que conceda reajustes anuais acima do índice de reajuste do salário mínimo. Só assim vamos conseguir amenizar os prejuízos e as injustiças que os servidores sofreram nesses últimos anos 6 anos.”

José Oswaldo lembra que na última reunião extraordinária da Câmara Municipal foi apresentado um requerimento para antecipação da Data-Base. “Acreditamos que esse requerimento será atendido e estamos preparados para iniciar as conversas para chegar a um acordo o mais rápido possível. Queremos contar com a participação dos servidores de cada setor para acompanhar e participar das negociações. Hoje, contamos com o nosso presidente licenciado ocupando o cargo de ouvidor do município na prefeitura e ele é nosso grande aliado nessa negociação. O Hely Aires é o nosso contato direto com o prefeito Aracely e as conversas já estão bem adiantadas para que as demandas dos servidores sejam atendidas”, afirma o presidente em exercício.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…