Categorias: Política

Sinplalto participa da 7ª Marcha das Centrais Sindicais em Brasília

A Nova Central Sindical de Trabalhadores, juntamente com as demais centrais sindicais (UGT, CTB, Força Sindical, CGTB e CUT) participaram, no último dia 6, da 7ª Marcha da Classe Trabalhadora e Movimentos Sociais. As lideranças e delegações de todos os Estados do Brasil foram a Brasília para o grande evento que contou com engajamento de várias confederações, entre elas: a CNTI, Contratuh, CSPB, CNTTT e entidades de diversas outras áreas.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, discursou no evento e convocou a classe de servidores para unificar a luta em favor dos sindicatos dos servidores públicos.

O objetivo da manifestação foi ampliar as negociações com o governo federal, o cumprimento das históricas reivindicações da classe trabalhadora, seguindo com as bandeiras de lutas: o fim do fator previdenciário, a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a instituição da jornada de trabalho de 40 horas, a ratificação da Convenção 158 da OIT – que inibe a demissão imotivada, o investimento de 10% do PIB na educação, a valorização dos trabalhadores aposentados e pensionistas, entre outras reivindicações.

O movimento denominado Marcha da Classe Trabalhadora por Desenvolvimento, Cidadania e Valorização do Trabalho foi em defesa de uma agenda unitária das centrais sindicais que fortalecerá a luta dos trabalhadores.

“A marcha unificada das centrais marca a unidade dos movimentos sociais em defesa da soberania nacional e do Brasil. Queremos que nossa presidente Dilma, receba nossa pauta de reivindicações, diante deste colorido que desfila em Brasília e que mostra essa integração nacional da classe trabalhadora”, declara o presidente da Nova Central, José Calixto Ramos.

Hely Aires, que esteve no manifesto a convite do presidente da Nova Central de Minas, Antonio Miranda, fez uso da palavra na concentração do evento. O sindicalista convocou a classe de servidores para unificar a luta em favor dos sindicatos dos servidores públicos e disse que a pauta da 7º marcha é legítima, e que o governo deve cumprir como reconhecimento aos diretos dos trabalhadores.

“Temos que agradecer o trabalho da CSPB e da Nova Central em favor do movimento sindical dos servidores públicos. É uma grande emoção poder participar deste evento que contou com mais de 50 mil trabalhadores de todas as classe e categoria. É um momento único poder falar e reivindicar em nome da classe”, destaca o presidente do Sinplalto.

O presidente do Sindicato dos Servidores de Sacramento, Vanderlei Camargos, e a presidente do Sindicato dos trabalhadores no Serviço Público Municipal de Campos Altos, Jackeline Osmarina, que acompanharam a caravana de Araxá, destacaram que o momento vivido em Brasília marcará de forma definitiva a luta em favor dos servidores públicos da região.

“Agradecemos a liderança do companheiro Hely, de Araxá. Ele tem mostrando que a CSPB e a Nova Central são entidades que representam e buscam garantir nossos diretos e defesa das nossa reivindicações”, destacou Vanderlei.

 De acordo com o secretário-geral da Nova Central, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, essa manifestação é válida para que a presidente ouça todas as reivindicações. “Essa é a maior marcha já realizada aqui em Brasília. Conseguimos reunir todas as centrais sindicais e movimentos sociais de todo o país em defesa da classe trabalhadora”, disse.

Aproximadamente 50 mil pessoas marcharam desde o Estádio Mané Garrincha, percorrendo todo o Eixo Monumental Sul, até chegarem ao Congresso Nacional. Após três horas, os representantes das centrais sindicais entregaram uma pauta com 12 itens de reivindicações para negociar com o governo.

A primeira reunião após o término da marcha foi com o senador Renan Calheiros, presidente do Senado. Na sequência, o encontro foi com o deputado Henrique Alves, presidente da Câmara dos Deputados.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…