Categorias: Cidade

Sinplalto protocola pedido de correção salarial de 14% para servidores

Da Redação – O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, protocolou uma pauta de reivindicações (correção salarial de 14%, correção de 14% do cartão vale-alimentação, criação imediata da Comissão Permanente de Reforma e Implantação do Plano de Carreira e Salários, dentre outros) na Prefeitura de Araxá. A entidade solicita a antecipação do artigo 87º da Lei Orgânica que cria a Data-Base dos servidores municipais, prevista para maio deste ano.

O pedido é devido ao período eleitoral, quando os gestores públicos são proibidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e as leis eleitorais a conceder qualquer benefício para a categoria a partir de abril próximo. O prefeito que descumprir a lei pode responder por crime de improbidade administrativa, além de poder ter o registro de candidatura cassado. O Sinplalto protocolará a antecipação da Data-Base para servidores da Câmara Municipal na próxima terça-feira (14). O presidente do Legislativo, Roberto do Sindicato, já manifestou que vai criar, nos próximos dias, uma comissão para discussão do assunto com o Sinplalto.

De acordo com o presidente do Sinplalto, a partir do momento que o prefeito Jeová Moreira da Costa nomear uma comissão de negociação, o Sinplalto realizará uma assembleia com os servidores municipais.

“Já entregamos uma pauta de reivindicações que consideramos primordiais, como por exemplo, a correção salarial de 14% para concursados, contratados, nomeados, aposentados e pensionistas. Esta foi a porcentagem concedida pelo governo federal reajustando o salário mínimo em janeiro de 2012. Se os gestores não concederem a correção salarial, a remuneração dos servidores que ganham acima de uma salário ficará ainda mais defasada.”

Segundo Hely, a situação do servidor público municipal é preocupante. “O prefeito Jeová tem tido uma atenção especial com os servidores, mas temos algumas reivindicações que são extremamente necessárias. A correção salarial de 14%, correção do cartão vale-alimentação em 14%, criação imediata da Comissão Permanente de Reforma e Implantação do Plano de Carreira e Salários, criação do Conselho Municipal de Apoio ao Servidor Público Municipal, parceria e participação no plano de saúde Odondoprev e Prontomed, revisão do estatuto do Iprema e a falta de um projeto de lei para Implantação do piso dalarial das professoras-adjuntas e secretárias de escolas são algumas delas.”

Hely destaca que o diálogo trará resultados positivos para atual administração e principalmente para o quadro de servidores. “O Sinplalto se coloca à disposição para apoiar a administração na elaboração de projetos em prol da categoria. Para que não haja problemas de datas devido ao período eleitoral, pedimos ao prefeito que encaminhe o mais rápido possível dois projetos que consideramos primordiais neste momento. A correção salarial de 14% e a correção do cartão vale-alimentação em 14%, ambos para todos os servidores, concursados, contratados, nomeados, aposentados e pensionistas”, ressalta o presidente do Sinplalto.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…