Categorias: Cidade

Sinplalto tem novo presidente

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) tem novo presidente. O vice-presidente do sindicato, advogado José Oswaldo da Silveira, assume o cargo ocupado pelo sindicalista Hely Aires, que se afastou da presidência por tempo indeterminado para ocupar a função de ouvidor da Prefeitura Municipal de Araxá, mas continuará na diretoria da entidade.

O objetivo é dar autonomia e transparência nas ações que o sindicato promoverá ao longo de 2015, principalmente o debate em torno da Data-Base do funcionalismo público municipal. O Sinplalto inaugurará em fevereiro seu novo portal de comunicação com os servidores e uma comissão para debater antigos projetos da categoria, como por exemplo, Plano de Cargo e Salario e o Reajuste Salarial, será formatado nos primeiros 60 dias do próximo ano.

De acordo com Hely, o compromisso feito pelo prefeito Aracely de Paula e a vice-prefeita Lídia Jordão em implantar projetos em benefício aos servidores públicos pesou na decisão. “O prefeito Aracely fez o convite para assumirmos a função de Ouvidor Municipal e liberdade em implantar projetos fundamentais para que a população araxaenses participe efetivamente do crescimento da cidade. Um grande desafio para quem sempre teve uma militância politica na cidade. Era a oportunidade de contribuir diretamente com nossa cidade. Uma oportunidade que venho esperando durante todos esses anos de vida pública. Mesmo sendo um grande desafio pessoal, não poderia deixar a presidência do Sinplalto sem a certeza que a categoria fosse finalmente reconhecida e valorizada pela administração municipal. O compromisso feito pelo prefeito e a vice-prefeita que projetos em benefício aos servidores públicos serão implantados já no primeiro semestre de 2015 pesou na decisão”, destaca.

Segundo Hely, a revisão salarial e o plano de cargo e salário são as prioridades dos servidores em 2015. “Nos primeiros dois meses do ano, uma comissão será formatada para iniciar as conversas de debate da Data-Base 2015 e a reforma do plano de cargo e salário. Esse compromisso já foi feito pela administração municipal e o novo presidente do Sinplalto terá a responsabilidade de conduzir essas negociações. O Estatuto do Sinplalto permite acumular o cargo de presidente e outra função na Prefeitura de Araxá, como um cargo de assessoria por exemplo. Mas, conquistamos uma confiança do servidor nesses últimos anos e não podemos perder isso. O presidente interino do Sinplalto, que assumiu o cargo na última sexta-feira (19), tem toda liberdade para manifestar a favor e contra as ações da administração municipal, inclusive, mobilizar a categoria para promover manifestações, paralisações e greves quando achar necessário”, ressalta Hely

José Oswaldo ressalta que o trabalho do Sinplalto continua e os servidores podem esperar por grandes conquistas já no primeiro semestre de 2015.

“Já ocupei o cargo de presidente em duas oportunidades e sei da responsabilidade que é representar mais de 4 mil servidores. A nossa primeira ação é manter toda estrutura que conquistamos ao longo desses últimos 6 anos. Convênios, assessoria jurídica, site, mídias sociais, contato direto com a imprensa, enfim, tudo isso continua a disposição dos nossos servidores. O prefeito Aracely têm a consciência da defasagem salarial dos servidores públicos, da situação dos aposentados do Iprema, enfim, muitas das nossas reivindicações têm sido destacadas nesses últimos anos e não é segredo pra ninguém. O novo governo municipal já sinalizou que projetos em benefício a categoria serão implantados e estamos ansiosos. As expectativas para 2015 são enormes. Até porque estamos há menos de dois anos das eleições municipais e sabemos da nossa forma de decidir o futuro da nossa cidade”, acrescenta José Oswaldo.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…