Categorias: Cultura

Tarcisio Cardoso é o mais novo integrante da Academia Araxaense de Letras

O artista Tarcisio Cardoso vai assumir a cadeira n° 8 da Academia Araxaense de Letras (AAL), que pertencia ao poeta Olavo Drummond. A cerimônia de posse acontece na segunda-feira (24), às 20h, na sede situada à rua Presidente Olegário Maciel, 187, Centro.

Tarcisio é publicitário e proprietário da agência Image PRO, escritor caricaturista, pintor, escultor, compositor e diretor de cinema e teatro, além de ser cronista do Correio de Araxá “há algumas primaveras”, como prefere citar em relação ao tempo em que escreve para o jornal.

“O resultado de um trabalho é justamente a contemplação do seu público-alvo. Ser reconhecido como escritor, ou como artesão das palavras, pela Academia Araxaense de Letras é o Oscar em Araxá. Para mim é muito gratificante a aceitação do meu nome como o novo integrante da Academia”, afirma.

O artista destaca a satisfação de estar na cadeira que pertenceu a Olavo Drummond. “Durante a minha juventude eu e o poeta Olavo Drummond tivemos um estreito relacionamento quando compomos músicas juntos. Ele era um boêmio e gostava muito dos amigos. Tem até uma frase importantíssima dele quando foi perguntado sobre o gosto pela boêmia: ‘é porque eu nunca fiz amigo numa leiteria’, respondeu.”

Tarcisio diz que o interesse pela arte surgiu quando ainda criança. “Tanto que eu não tenho nenhuma didática para ensinar a arte. Minha mãe conta que me deixava no quintal para brincar e eu pegava um pedaço de pau e começava a desenhar no chão de terra. Eu deveria ter uns três anos”, conta.

Ele acrescenta que a sua manifestação literária foi muito incentivada pelo jornalista Atanagildo Côrtes (Correio de Araxá). “Quando eu comecei a escrever não tive oportunidade de mostrar o meu trabalho. Foi graças ao convite, amizade e carinho de Atanagildo que pude mostrar à comunidade o meu trabalho literário. Isso acontece há algumas primaveras.”

Academia Araxaense de Letras

A presidente da AAL, Terezinha de Oliveira Lemos, diz que os encontros entre os membros são realizados quinzenalmente. Ela afirma que os objetivos da Academia são promover a cultura, estabelecer metas das atividades, além da troca de idéias.

“Está sendo um momento de suma importância, de muita alegria para todos os acadêmicos o ingresso de um artista como o Tarcisio Cardoso. Ele é um artista de múltiplas facetas, um intelectual do mais alto gabarito”, destaca Terezinha.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…