Categorias: Cultura

Teatro Municipal Maximiliano Rocha recebe exposição de bancos indígenas a partir da próxima segunda

A beleza das formas, cores e grafismos da cultura indígena estarão presentes no foyer do Teatro Municipal Maximiliano Rocha, em uma exposição de bancos gratuita e inédita em Araxá. Com abertura oficial na próxima segunda-feira (19), às 19h, a mostra ficará disponível até 18 de março, possibilitando ao público a oportunidade de ampliar o conhecimento da representatividade de várias aldeias do país.

Trazida pela Coleção BEĨ de Bancos Indígenas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto, e patrocínio da CBMM, a exposição conta com 76 bancos de 34 etnias, como Karajá, Saterê-Mawê, Tukano, Xipaya, Waiwai, Tapirapé, Yudjá, Tiryó, entre outras.

Os bancos têm formatos geométricos ou zoomórficos, refletindo a diversidade da fauna das regiões de que provêm. Eles compõem um recorte representativo da diversidade e da sofisticação deste tipo de produção no Brasil. Entre os animais mais representados estão o tamanduá, a anta, a onça e os pássaros.

“A preservação dos padrões tradicionais e primitivos de produção revelam a extrema sofisticação estética das civilizações que floresceram no Brasil pré-colonial. Dessa forma, a partir deste único objeto, o banco, pode-se reconstruir toda a variedade e a diversidade e o refinamento das culturas ancestrais brasileiras, que permanecem vivas”, ressalta o curador da BEĨ, Tomas Alvim.

“Para Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), um dos maiores objetivos é a preservação da cultura em todos os seus segmentos. E a cultura indígena tem presença ativa na nossa região, como, por exemplo, por meio da tribo dos Arachás. Por isso, é gratificante recebermos uma exposição como esta, para ressaltarmos à comunidade a importância destes povos”, destaca a presidente da FCCB, Cynthia Verçosa.

Além da exposição no Teatro Municipal, como uma extensão da mostra, alguns bancos também estarão disponíveis para apreciação no Museu Calmon Barreto e Memorial de Araxá.

Arte-educação

Durante a passagem da Exposição BEĨ por Araxá, 30 turmas de escolas da cidade serão convidadas a visitarem a exposição no Teatro Municipal. Além de conhecerem o acervo, os alunos participarão de oficinas de arte-educação.

“O trabalho com os estudantes vai consistir em uma visita guiada, onde eles vão aprender a confeccionar por meio de origamis, que são as esculturas no papel, os bancos que estão em exposição. A ideia é colocar em prática tudo o que foi aprendido. Além da história, teremos a contemplação com o fazer artístico”, completa Cynthia Verçosa.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…