Categorias: Turismo

Tem dinheiro esperando por Araxá, mas faltam projetos

28/06/09 – Cadê os projetos? Isso é o que diz a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, quando se reúne com representantes do trade turístico de Araxá. A questão foi abordada durante a palestra no Hotel Satélite, com a presença da prefeita de Campos do Jordão, Ana Cristina Machado Cesar, que destacou a importância de projetos para a captação de recursos.

“Os projetos são muito importantes, tanto projetos internos que você tem sua secretaria, monta um calendário e dentro dele você analisa como fazer e com que verba fazer, tanto externos. Sabemos que as prefeituras não estão com o poder aquisitivo tão grande, por isso precisamos buscar parceiros para atrairmos mais eventos e turistas”, destaca a prefeita.

A estruturação de um plano estratégico para captação de recursos é, atualmente, um dos maiores desafios das organizações sem fins lucrativos brasileiras e isso tem se refletido em Araxá. Segundo o empresário Eduardo Boaventura Tannus, a cidade precisa entrar com projetos junto ao governo do Estado e aproveitar a proximidade que Érica Drumond tem com a cidade.

A gerente Administrativa do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau (CJRC&VB), Roselaine Dantas, destaca que Araxá deve aproveitar o modelo de gestão de Minas Gerais que é referência no país.

“Em nível nacional, o modelo de gestão turística é o de Minas Gerais, nós fazemos benchmarking (busca das melhores práticas que conduzem ao desempenho superior) com vocês, então vocês estão dentro de um Estado que dá apoio e uma secretária de Turismo que é profissional e empresária do setor, por isso devem se aproximar”, destaca.

Muito se falou sobre a necessidade da qualificação, mas além disso, Ana Cristina destaca que uma secretaria precisa de pessoas que correm atrás e saiam da cidade em busca dos recursos

 “Precisamos ter pessoas que entendem e que queiram correr atrás. Não adianta nada a pessoas ser técnica e saber tudo, se ela não sair de sua cadeira, de sua cidade. Tem que sair da cidade, tem que correr atrás, seja em busca de parceria público-privada, seja do governo, senão não consegue dinheiro para projeto nenhum”, afirma.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, Araxá buscará a convergência entre entidades da cidade para fazer uma união em prol do turismo local e na captação de verbas através de projetos.

A estimativa de Eduardo apresentada durante a visita a Campos do Jordão é de que Araxá tenha perdido por falta de projetos cerca de R$ 1,2 milhão só nos últimos meses de 2008. 

Série Especial Campos do Jordão

Na reportagem de amanhã (28), você confere como é o trabalho do guia de turismo em Campos do Jordão.

Leia também

Convention de Campos do Jordão enaltece parcerias e não depende do poder público

Diário de Araxá inicia série sobre a missão turística em Campos do Jordão

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…