Categorias: Educação

UFTM anuncia extensão de cursos para o início de 2014

Da Redação/Caio Aureliano – A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) vai implantar quatro novos cursos em Araxá que são Hotelaria, Administração, e licenciaturas de Português/Inglês e Português/Espanhol. A notícia foi dada pelo reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Júnior, durante reunião realizada nesta sexta-feira (7) no Teatro Municipal. A expectativa é que as aulas comecem entre fevereiro e março de 2014.

Segundo o reitor, a instalação da UFTM em Araxá é um grande avanço. “É um sonho que cultivamos desde o ano de 2005 quando a faculdade de medicina foi transformada em universidade e já havia, nos pareceres do Congresso Nacional, a possibilidade de instalação de unidades fora da sede em Uberaba e Araxá era o nome que aparecia em primeiro lugar”, diz o reitor Virmondes.

“Nós já estamos com a autorização do Ministério da Educação (MEC) para a abertura de campus em Araxá. Vamos levar isso ao Conselho Universitário nesse mês de junho e, inclusive, temos a autorização de abertura de concursos públicos para contratar os primeiros servidores que irão atuar, provavelmente em Araxá, no próximo ano”, acrescenta.

O campus em Araxá é o primeiro fora de Uberaba. A partir de 2014, a UFTM vai funcionar também na cidade de Frutal. “Os cursos escolhidos em Araxá visam complementar a vocação de Araxá e região principalmente para o turismo. Nós pretendemos projetar esse turismo de Araxá a nível internacional”, afirma o reitor.

O prefeito Jeová Moreira da Costa comemora essa conquista. “Estamos buscando um ensino público de qualidade com essa realidade aqui em Araxá da extensão da UFTM e estamos apostando na transformação do Cefet em Universidade Tecnológica, eixos estruturantes da Cidade Tecnológica”, comenta o prefeito.

O Expominas é uma das áreas que podem receber o campus da UFTM. “O Expominas é o local ideal para ser implantado. O presidente da Codemig, Osvaldo está analisando e vai discutir com todo o Conselho da companhia. Estamos com sinal verde do nosso governador Antônio Augusto Anastasia para que seja a sede no Expominas, mas devemos trabalhar para que realmente concretize esse passo”.

Ainda há outras duas áreas a disposição para instalação da UFTM, mas Jeová não quis revelar quais são para não criar expectativa.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues, destaca que Araxá vai receber amplo apoio do governo para instalação da UFTM. “Araxá ficou privada de uma estrutura de ensino superior pública por muito tempo. Quando nós criamos a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) transformando a faculdade de medicina em universidade, parlamentares da região fizemos com que no projeto de criação estivesse previsto campus de Araxá, Frutal e Iturama. Chegou a hora disso acontecer”, finaliza o secretário.

Matérias recentes

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…

Aeroporto de Araxá amplia escala com voos diários para Belo Horizonte e conexão em Patos de Minas

Mais turismo e desenvolvimento econômico para Araxá. A partir do dia 1º de julho, o…

Mutirão de limpeza no bairro Jardim das Oliveiras recolhe 15 toneladas de entulho; ação acontecerá todas as sextas

O mutirão de limpeza realizado no bairro Jardim das Oliveiras e adjacências na última semana,…