Categorias: Educação

Uniaraxá e Fapemig renovam convênio para projetos de Iniciação Científica

O Uniaraxá e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) firmaram mais um convênio para fomentar pesquisas e projetos científicos inovadores e tecnológicos que possam auxiliar no desenvolvimento econômico e social da região e também do Estado. A novidade deste ano, é que o convênio em 2015 foi celebrado com duração para os próximos cinco anos, comprovando a qualidade e seriedade do trabalho de professores e alunos nos projetos de pesquisas realizados pelas equipes do Uniaraxá.

De acordo com a coordenadora de Pesquisa do Uniaraxá, professora Danielle Rodrigues dos Santos, os alunos bolsistas da Fapemig têm interesse em adquirir o conhecimento prático, indo além da sala de aula. “É um aluno que tem uma média de notas maior do que a maioria de seus colegas de turma, que está interessado em aprender e sabe o quão importante é passar por esta etapa durante a graduação e que pode ser um grande diferencial para sua vida profissional”, destaca. O reitor do Uniaraxá, professor Válter Gomes, afirma que o apoio à pesquisa é inerente às atividades do Uniaraxá. “Ensino de qualidade se faz com pesquisa, com iniciação científica, com a oportunidade dada aos alunos para aprender mais, buscar o novo, ir além”, afirma.

Alunos de todos os cursos do Uniaraxá podem se inscrever para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica, desde que estejam cursando a partir do 2º período, que não tenham vínculo empregatício e que se formem nos 12 meses de vigência da bolsa, a seleção ocorre uma vez ao ano, geralmente no segundo semestre. Durante o período de pesquisas e estudos, o aluno recebe uma bolsa no valor de R$400, além de apoio na compra de materiais para desenvolver o projeto, e para a participação em eventos externos com a apresentação de trabalhos.

A Fapemig disponibiliza 30 bolsas para os alunos do Uniaraxá. Desde 2008, 190 alunos da instituição já foram beneficiados com as bolsas e desenvolveram projetos inovadores. Alunos de todos os cursos podem se inscrever, atualmente as bolsas abrangem alunos dos Cursos de Agronomia, Fisioterapia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Direito, Enfermagem, Sistemas de Informação, Administração, sempre com o apoio de um professor orientador.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…