Categorias: Educação

Uniaraxá entrega novos profissionais à comunidade

O Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) acaba de colocar no mercado de trabalho cerca de 90 novos profissionais. A instituição realizou nas noites dos dias 8 e 9 as cerimônias oficiais de colação de grau de três turmas – Direito (dia 8), Pedagogia e Ciências Biológicas (dia 9). As solenidades ocorreram no espaço de eventos Grann Hall. A Coordenadoria de Extensão foi responsável pela organização, cerimonial, sonorização e ensaio prévio dos formandos. O magnífico reitor do Uniaraxá, professor mestre Válter Gomes, presidiu as cerimônias.

A primeira turma de formandos foi do curso de Direito. O paraninfo dos formandos, o juiz de Direito e professor do Uniaraxá, Renato Zouaim Zupo, fez uma referência especial àquela que foi a sua primeira turma na instituição.

Com a autoridade das suas experientes carreiras jurídica e pedagógica, recomendou. “Conhecimento é poder, e poder sem ética nos iguala a delinquentes. Acautelem-se com os ídolos com pés de barro. Mantenham a humildade, mas cuidado para não serem ludibriados.”

Ao encerramento, o professor mestre Válter Gomes cumprimentou o público presente, especialmente os familiares dos formandos, antes de se dirigir aos novos bacharéis em Direito.

“O ser humano é caracterizado pela conclusão de um curso superior e o operador do Direito é um dos profissionais mais respeitados na nossa sociedade. Espero que exerçam essa profissão com ética e justiça, porque o mundo está carente desses valores. Este ato não significa um fim da relação entre vocês e o Uniaraxá. Sintam-se à vontade para retornar e rever os amigos, fazer uma visita ou até mesmo cursar uma pós-graduação. O sucesso de vocês é também o nosso sucesso”, destacou o reitor.

Para a colação de grau do curso de Pedagogia foi convidada como paraninfa dos formandos a professora Lázara do Rosário Carneiro, que dedicou quatro décadas da sua vida à educação, sendo três delas ao Uniaraxá, uma trajetória marcada pelo comprometimento e permanente busca pela excelência.

A educadora, atualmente assessora educacional da Secretaria Municipal de Educação, é egressa da primeira turma de Letras da ainda Faculdade de Filosofia de Araxá (Fafi) e, posteriormente, do curso de Pedagogia. No Uniaraxá, atuou como professora e coordenadora de Extensão, setor que ela ajudou a fundar.

Na oportunidade, a paraninfa do curso de Pedagogia recebeu da equipe da Coordenadoria de Extensão, sob o comando da professora Rosa Maria Ribeiro Borges, uma homenagem especial. Ao final da sessão, o reitor agradeceu aos formandos pela convivência harmoniosa durante todo o período do curso e disse que os formandos sempre serão parte da história do Uniaraxá.

A terceira e última solenidade de colação de grau contemplou os graduandos do curso de Ciências Biológicas. Foi ressaltado o papel fundamental do biólogo na sociedade, tanto pela atuação nas instituições de ensino como prestando assessoramento, emitindo laudos técnicos e avaliando áreas e fatores diversos de impacto ambiental.

A professora e doutora Danielle Rodrigues dos Santos, paraninfa dos concluintes, fez um pronunciamento emocionado, cativando a todos com ternas palavras sobre a profissão e a convivência frutífera com a turma que ora se graduava.

Encerrando a solenidade, o professor mestre Válter Gomes agradeceu a participação dos pais, amigos, parentes, professores e colegas do Uniaraxá na trajetória acadêmica que culminou naquele tão sonhado ato de formatura.

“Vocês fazem parte agora de um seleto grupo de brasileiros que conquistaram o diploma de graduação. Continuem buscando novos conhecimentos”, destacou o reitor. Com a cerimônia de colação de grau da turma de Ciências Biológicas, o Uniaraxá concluiu o calendário de formaturas do primeiro semestre de 2010.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…