Categorias: Educação

Uniaraxá lança cursos e assina convênio para receber projeto de educação integral

O Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) promoveu nesta manhã (1°) o lançamento dos cursos de Engenharia de Produção e Agronomia para o período noturno, que já estão sendo ofertados no processo seletivo deste segundo semestre, em solenidade realizada no Tribunal do Júri da instituição.

O evento também contou com a assinatura de convênio com a Prefeitura de Araxá para que a instituição receba o Programa de Educação em Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação, além da assinatura de termos de compromissos de estágios supervisionados.

Novos cursos</font>

De acordo com o reitor Válter Gomes, a implantação dos cursos de Engenharia de Produção e de Agronomia noturno para este segundo semestre estavam previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional do Uniaraxá, após uma pesquisa realizada pelo Departamento de Marketing do centro universitário.

Segundo ele, a pesquisa apontou grande demanda de empresas que necessitam de engenheiros e de técnicos agrícolas (e demais profissionais do setor) que desejam fazer o curso de Agronomia no período noturno.

“A nossa região tem um grande potencial agrícola e no caso da engenharia há também um campo bastante interessante, muitas empresas necessitam de engenheiros. Estamos nos fortalecendo cada vez mais como um polo educacional”, destaca o reitor.

Educação em Tempo Integral

Cento e vinte alunos da Escola Municipal de Aplicação Lélia Guimarães (6 a 10 anos), que funciona no campus do Uniaraxá, são os primeiros beneficiados pelo projeto da prefeitura voltado para a educação básica em tempo integral. Arte, dança, esporte e acompanhamento pedagógico são algumas das atividades que serão elaboradas.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães, o projeto atende a uma das metas da prefeitura que é implantar a educação básica em tempo integral para as escolas de toda a rede municipal.

“É um projeto de grande importância e o Uniaraxá tem todo o know-how e toda a infraestrutura para estar acolhendo os nossos alunos. É um modelo de educação que não repete o tradicional ambiente escolar e, com qualidade, o Uniaraxá vai ofertar esse tempo integral. Estamos preparando as crianças hoje para garantir um futuro promissor, um cidadão articulado, com inclusão social garantida”, destaca a secretária.

Futuro

O membro do Conselho Diretor da Fundação Cultural de Araxá (FCA), entidade mantenedora do Uniaraxá, José Gino Borges, diz que há previsão de lançamento de novos cursos. Um deles é o de Engenharia Ambiental que já está garantido para o processo seletivo do final deste ano (primeiro semestre de 2011).

“A fundação tem alavancado esforços no sentido de trazer desenvolvimento para a nossa região e, principalmente, temos recebido o sinal verde da atual administração municipal que vem fazendo um trabalho ímpar. Para se ter uma ideia, 30% de nosso alunado corresponde a 21 cidades. A engenharia é uma bandeira que temos levantado desde quando entramos na fundação, e a Engenharia Ambiental é a ´coqueluche´ do momento, a juventude quer fazer. Estamos abrindo novos cursos nesse setor, assim como o Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) também, para garantir o progresso da cidade.”

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…