Educação

Uniaraxá realiza mais uma edição da Semana da Ciência e Tecnologia

Mais de 70 atividades movimentaram o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), na última semana, entre os dias 1º e 5. Palestras, oficinas, mesas-redondas, minicursos, seminários, workshops, entre outras atividades rechearam a programação da 15ª Semana da Ciência e Tecnologia do Uniaraxá.

O objetivo foi promover debates e cultura, além de construir conhecimentos, junto à comunidade local, envolvendo estudantes, professores e profissionais das mais diversas áreas de conhecimento.

A Semana da Ciência e Tecnologia foi criada em 2004, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação. Todos os anos, o órgão federal propõe um tema para que instituições de ensino do país desenvolvam atividades de divulgação científica, por meio de uma linguagem acessível a toda a comunidade.  Em 2018, o tema escolhido foi “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

A abertura da Semana da Ciência e Tecnologia do Uniaraxá teve como palco o Teatro Municipal de Araxá, onde ocorreu o emocionante momento da entrega da Comenda Uniaraxá à professora Sebastiana Luiza Guimarães, e do Mérito Educacional ao professor Fábio Vasconcelos.

No mesmo dia, fechando a abertura da semana, ocorreu o projeto Sempre Um Papo com a a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva, autora de diversos livros, como “Mentes Perigosas”, “Mentes Ansiosas” e “Mentes que Amam Demais”.

Outra atividade, realizada no Teatro Municipal foi a 20ª Semana Jurídica, com diversas palestras de profissionais renomados e apresentações artísticas. A Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia) também recebeu uma atividade da Semana de Ciência e Tecnologia do Uniaraxá. O auditório da entidade foi palco da palestra “As faces das emoções”, realizada pelo curso de Psicologia.

No campus da instituição, o movimento foi grande. As salas de aula, auditórios e laboratórios ficaram lotados, com as palestras, oficinas, minicursos, mesas-redondas e seminários.

No ginásio do Uniaraxá, estudantes tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos em pleno funcionamento, na Mostra de Física. Dividindo esse espaço, a 16ª Mostra de Física e a 16ª Mostra de Pesquisa reuniram apresentações de estudantes do Uniaraxá e de outras instituições da região e de outros Estados.

Destaque ainda para o lançamento dos livros “O Direito de Influência, no Julgamento, no Código de Processo Civil: Contraditório Tridimensional”, do aluno egresso Alderico Kleber de Borba, e “O Jovem Psicólogo e a Clínica”, da psicóloga Nara Resende.

A Semana da Ciência e Tecnologia encerrou a sua programação com resultados positivos, envolvendo toda a comunidade acadêmica, proporcionando a todos experiências e vivências das mais significativas. O Uniaraxá se prepara agora para a próxima edição, que acontece em outubro de 2019.

Matérias recentes

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…

Aeroporto de Araxá amplia escala com voos diários para Belo Horizonte e conexão em Patos de Minas

Mais turismo e desenvolvimento econômico para Araxá. A partir do dia 1º de julho, o…

Mutirão de limpeza no bairro Jardim das Oliveiras recolhe 15 toneladas de entulho; ação acontecerá todas as sextas

O mutirão de limpeza realizado no bairro Jardim das Oliveiras e adjacências na última semana,…