Categorias: Educação

Unisênior abre 2011 com reflexão e alegria

A Unisênior (Universidade Aberta à Maturidade) abriu sua temporada de atividades de 2011 com reflexão e muita alegria.

O evento oficial de abertura das atividades foi aberto com “as boas vindas” da professora Maria Bethânia, a nova coordenadora da Unisênior do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), deixando bem clara a sua proposta do projeto  – “um olhar renovado sobre o mundo” e uma oportunidade de redescobrir as coisas boas da vida.

Depois da recepção aos convidados, feita pela coordenadora da Unisênior, foi apresentado o vídeo institucional em que o Uniaraxá é mostrado em suas mais diversas faces, em vista de dar informações aos presentes.

Mas foram as palavras do reitor professor Válter Gomes que deram a ideia da dimensão que tem a Unisênior dentro do Uniaraxá e do que ela representa para a cidade. Em especial, o reitor lembrou a história desse projeto na instituição e de quantas pessoas já passaram por ele e do bem que a Unisênior já fez para centenas de pessoas desde sua criação.

Não faltaram citações sobre o Coral do Uniaraxá, formado pelos alunos da Unisênior, e do trabalho de extensão que os grupos fizeram e continuam fazendo depois de deixarem a instituição. E terminou incentivando a todos os presentes a participarem da Unisênior da melhor forma possível a fim de tirarem o melhor proveito das atividades programadas.

Especificamente, falando sobre o sentido e sobre o papel da Unisênior, foi lembrado que ela é uma oportunidade para as pessoas olharem com menos ilusões e aceitarem com menos sofrimento; entenderemcom mais tranquilidade e quererem com mais doçura, em se tratando da idade que vai chegando para cada pessoa.

Nesse sentido, é bom lembrar que o número de pessoas idosas está crescendo e que a idade não é empecilho para as pessoas produzirem e para serem felizes. Pelo contrário, é o tempo da reflexão e da produção pelo conhecimento acumulado ao longo da experiência de vida e tempo em que se pode experimentar os frutos da participação na construção da própria vida.

Ficou claro que a Unisênior não é um espaço para quem não quer fazer mais nada na vida, pelo contrário, ela é o espaço para as pessoas com idade superior a 40 anos realizarem projetos de vida que não tiveram oportunidade de levar a efeito em outros tempos. “Uma oportunidade de desenvolver uma forma feliz de olhar o mundo e as pessoas com as quais convivemos e redescobrir o prazer de viver”, conforme consta do objetivo das atividades da Unisênior.  Trata-se de uma grande oportunidade de relacionamento melhor e maior com a sociedade de que fazemos parte, através da busca do conhecimento e da interação em ações comunitárias.

Fazendo um relacionamento do tempo de vida com a experiência acumulada por cada um de nós ao longo do tempo, foi lembrada uma frase atribuída ao escritor e poeta inglês William Shakespeare: “Um dia você aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você comemorou”.

Para dar um tom de aula ao evento e para convidar os presentes a uma reflexão, o professor doutor Luciano Marcos Curi desenvolveu uma curta aula em termos de tempo gasto, para apresentar um largo e longo tema para a reflexão de todos. Naturalmente, uma aula que não deve terminar nunca, pois ele falou aos presentes sobre “Pensamento e filosofia no século XXI”.

Na verdade, ele pôde convidar os presentes a colocarem em prática o ato de filosofar, de pensar, e de fazer com que nossas ideias e nossos pensamentos possam resultar em benefício para todos no tempo presente e no futuro.

Pois só o pensamento e a filosofia colocados em prática podem resolver os graves problemas que teremos que enfrentar neste século XXI, cheio de incompreensões, de guerras e da ganância material, que prejudica e destrói o melhor das relações entre as Curi iniciou uma aula que terá continuidade em seus encontros com os alunos da Unisênior e nos encontros que os próprios alunos terão semanalmente no Uniaraxá, pois se trata de novas tomadas de decisão que cada m tem que fazer diariamente.

Criando um clima todo especial para o evento, estava presente o Grupo de Dança do Projeto Afrid (Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade), da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Este grupo foi criado em 1995 e oferece uma série de modalidades de danças, entre elas, a dança livre.

Dois números de dança livre foram apresentados nessa abertura das atividades da Unisênior em 2011: “Seus olhos” e “O som da minha terra”.

Seus olhos é uma coreografia que remete a uma das civilizações mais antigas da história, uma culturamarcada pela religiosidade e os mistérios, que envolvem e encantam a mulher, um ser cheio de segredos e sensualidades desvendados através do olhar do outro (seus olhos) e dos movimentos. Já o som da minha terra é uma coreografia tipicamente brasileira, pois explora os vários sons das diferentes culturas presentes na formação do povo brasileiro e sintetiza uma peça cênica e musical a partir do ritmo que é a cara do Brasil, o samba – o som da minha terra.

Durante este evento dois momentos de homenagem: um com a entrega de flores às bailarinas do Afrid; o outro com entrega de flores e os agradecimentos do Uniaraxá, na pessoa do reitor professor Válter Gomes, à professora Olga Rios, pelos serviços prestados à instituição na criação e condução da Unisênior nesses seus primeiros anos de existência.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…