Categorias: Agronegócio

Vacinação contra febre aftosa começa no dia 1º de maio em Minas

Da Redação/Via Agência Minas – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa vai começar no dia 1º de maio em Minas Gerais e nos principais Estados pecuários brasileiros, além do Distrito Federal. O lançamento oficial da vacinação no Estado será no dia 3, às 10h, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba, durante a ExpoZebu. A expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é que sejam imunizados 23,8 milhões de bovinos e bubalinos nas 346 mil propriedades rurais de Minas. O período de vacinação segue até o dia 31 de maio.

Segundo maior rebanho do país, atrás somente de Mato Grosso, Minas Gerais conquistou o reconhecimento de área livre da febre aftosa, com o trabalho desenvolvido pelos órgãos governamentais, produtores rurais e entidades regionais nos últimos anos. A classificação representa a possibilidade estratégica de inserção no mercado nacional e internacional da carne bovina mineira.

No entanto, o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, destaca que a erradicação definitiva da febre aftosa ainda depende da manutenção da imunização dos animais em todas as regiões do Estado. “A meta do governo de Minas para esta etapa da campanha é de vacinar 100% do rebanho mineiro”, afirma.

Nesta primeira etapa de vacinação contra a aftosa, além da nota fiscal da vacina e a declaração de todo o gado vacinado, o produtor deverá entregar ao escritório do IMA uma cópia da conta de luz de sua propriedade rural.

Meta nacional

O Brasil, sob a coordenação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), e com a participação dos serviços veterinários estaduais e do setor agroprodutivo, segue na luta contra a febre aftosa em busca de um país livre da doença.

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implementação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

De acordo com o Mapa, o Brasil busca alcançar até dezembro de 2012 a meta de ser um país livre de febre aftosa com vacinação. O prazo definido anteriormente pelo governo era 2013.

Responsabilidade

A vacinação contra a febre aftosa é de responsabilidade dos produtores rurais, que devem comprovar a aquisição da vacina em quantidade compatível com a exploração pecuária sob a responsabilidade dos mesmos e declarar sua aplicação dentro dos prazos estabelecidos pelo governo de Minas.

Os estabelecimentos distribuidores ou revendedores cumprirão as determinações dos serviços veterinários oficiais referentes à conservação, comercialização e controle de vacina contra a febre aftosa.

O produto somente poderá sair do estabelecimento revendedor em condições que permitam a adequada conservação de sua temperatura (2º a 8º graus) durante o transporte até a propriedade rural, principalmente para aquelas que possuem um número reduzido de animais para vacinar.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…