Categorias: Agronegócio

Vacinação contra Febre Aftosa termina no próximo dia 30

A etapa de novembro da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa em Minas Gerais tem o seu prazo final no dia 30. A Campanha teve início no dia primeiro e envolve bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, dos 853 municípios mineiros.

A imunização acontece no mesmo período nos Circuitos Pecuários Leste e Centro-Oeste, o que é novidade este ano. A unificação do calendário foi estabelecida a pedido do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), visando à erradicação da doença no país até o final de 2010.

A fiscalização da ação é de competência do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela defesa sanitária agropecuária no Estado. Por isso, após realizar a vacinação, o pecuarista deve comprová-la até o dia 10 de dezembro no escritório do IMA mais próximo de sua propriedade, entregando a Declaração de Vacinação (DCL). Após esta data, as equipes de fiscais do Instituto irão a campo para uma fiscalização mais rígida em todas as propriedades inadimplentes.

Desde o início do mês, as informações das propriedades podem ser consultadas e emitidas automaticamente pelo Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro). As atividades referentes à movimentação e cadastro de bovinos e bubalinos, emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), atualização de vacinação e cadastro de produtores estão sendo feitas por todas as unidades do IMA através desse Sistema. Assim, é possível acompanhar diariamente a situação de cada propriedade.

Atualização em tempo real

Dados atualizados emitidos pelo Sidagro nesta segunda-feira (24), informam que, até agora, somente seis milhões de animais foram imunizados contra a doença. Nesta etapa, obrigatoriamente, devem ser vacinados 11 milhões de animais.

O IMA alerta que o produtor que deixar de imunizar seu plantel será penalizado com uma multa de R$ 45,31 por animal não vacinado, e o seu rebanho terá vacinação assistida (oficial) realizada pelos técnicos do Governo do Estado. Todas as despesas correrão por conta dos produtores.

A erradicação definitiva da Febre Aftosa, que abrirá novos mercados para o agronegócio mineiro, ainda necessita que a vacinação seja mantida, para evitar o ressurgimento da doença. A vacinação é a obrigação principal do produtor rural.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…