Categorias: Economia

Vendas do comércio no semestre têm maior alta desde 2001

As vendas do comércio varejista do país acumularam elevação de 10,6% no primeiro semestre deste ano, a maior taxa desde 2001. Neste mesmo período, a receita acumula alta de 15,9%. Em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas mantiveram a tendência de crescimento e apresentaram alta de 8,2%. A receita também avançou 15,2%.

De acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho as vendas aumentaram 1,3%, na comparação com maio. A receita também apresentou alta, de 2,5%, na mesma comparação. Segundo o IBGE, esses resultados mostram que o ritmo de crescimento das vendas se sustentam pelo quarto mês consecutivo.

Na passagem de um mês para o outro, nove das dez atividades pesquisadas registraram crescimento: combustíveis e lubrificantes (2,1%); veículos e motos, partes e peças (1,7%); tecidos, vestuário e calçados (1,7%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,5%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,5%); material de construção (1,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,0%); móveis e eletrodomésticos (0,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,8%).
 
Na comparação com o primeiro semestre de 2007, o volume de vendas cresceu em todo o varejo: móveis e eletrodomésticos (16,1%), que exerceu o principal impacto sobre a taxa geral; outros artigos de uso pessoal e doméstico (19,3%); combustíveis e lubrificantes (12,8%); tecidos, vestuário e calçados (10,2%).

O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%), foi o que apresentou resultado abaixo do comportamento médio da atividade ao longo do primeiro semestre. Segundo o IBGE, isso “pode estar refletindo o efeito da inflação sobre o consumo de produtos alimentícios”.

Também apresentaram aumento no volume de vendas os setores de equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação (40,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (8,9%); livros, jornais, revistas e papelaria (12,3%).

Na análise regional, apenas três estados apresentaram queda em relação a junho do ano passado: Sergipe (-2,6%); Amazonas (-0,8%) e Pará (-0,6%). Por outro lado, as maiores altas do volume de vendas foram verificadas em Roraima (15,4%); Mato Grosso (12,6%); São Paulo (12,3%) e Goiás (9,9%).

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…