Categorias: Veículos

Vendas superam 2011, mas produção cai 1,9%

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou os números de produção e comercialização de veículos registrados em 2012. As vendas totais (incluíndo veículos leves, caminhões e ônibus) bateram novo recorde, com 3.802.071 unidades comercializadas, número 4,6% superior ao alcançado em 2011. Com isso, o setor encerra 2012 atingindo as metas esperadas, já que a previsão era crescer entre 4,5% e 5%.

O número de produção, no entanto, ficou abaixo dos dois anos anteriores. No total, o setor produziu 3.342.617 unidades, 1,9% menos que em 2011. O índice foi impactado pelo baixo desempenho do setor de caminhões, que caiu 40% em 2012. Já a produção de automóveis e comerciais leves se manteve próximo ao de 2011, com aumento de 1,2%.

A volta do IPI

Para a entidade, a redução do IPI (imposto sobre produtos industrializados), concedida a partir de maio de 2012, foi essencial para o cumprimento das metas do setor. De acordo com o vice-presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Júnior, foram vendidas 400 mil unidades a mais do que era previsto para 2012. A média díaria de vendas de veículos aumentou 30,6% de junho a dezembro em relação ao período de janeiro a maio, informou o porta-voz.

A entidade também afirmou que a volta gradual dos atuais patamares do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) foi a forma encontrada para evitar qualquer impacto negativo sobre a indústria automobilística nacional. “Acreditamos que essa solução negociada com o governo foi a melhor possível, tanto que nós mantivemos a previsão de crescimento para 2013 nos entre 3,5% e 4%”, finalizou Moan.

Inovar-Auto

Para a Anfavea, até 2017, o novo regime automotivo será essencial para o aumento de competitividade da indústria nacional, um estímulo para o desenvolvimento das áreas de engenharia e tecnologia das empresas .

“Não temos dúvida de que em termos de produção o novo regime automotivo é um grande sucesso”, disse o vice-presidente da entidade. Segundo o executivo, todas as montadoras associadas à Anfavea já entraram com pedido para serem habilitadas dentro do Inovar-Auto, um programa adotado pelo governo federal com o objetivo de estimular o investimento na indústria automobilística nacional. Estima-se que até 2015 a medida levante mais de R$ 50 bilhões em investimentos no setor.

VIA AUTOESPORTE

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…