Categorias: Política

Vereador Juninho diz que todo prefeito deveria estagiar na Câmara

Na Reunião Ordinária desta terça-feira (30), o vereador Juninho da Farmácia (DEM) debateu temas que há muito tempo têm sido demandados durante o seu mandato e também por outros colegas vereadores e muito pouco se fez.

São melhorias necessitadas pela população em áreas diversas como saúde, educação, segurança pública, esporte e lazer, social, rural e principalmente infraestrutura urbana, além da valorização dos servidores públicos municipais.

Juninho chegou a destacar que todo prefeito deveria fazer um estágio na Câmara Municipal, pois as demandas são levadas à Casa Legislativa. “A população leva o seu choro, os seus problemas, e a Prefeitura Municipal deveria olhar com mais importância a prestação de serviços à comunidade, não há uma gestão pública eficiente.”

Os temas abaixo é um conjunto de reivindicações do vereador recebido pela população e apresentado durante os seus seis anos de mandato como vereador. Confira.

  • UFTM – Juninho lamentou o fato de até o momento não haver informações concretas à respeito da instalação do campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mesmo tendo recurso previsto para o processo seletivo que chegou a ser anunciado para agosto passado, o mesmo não acontecerá em 2014. O vereador cobrou também o andamento das obras do campus no bairro Dona Beja que no momento encontram-se paralisadas.
  • MELHORIAS EM VIAS PÚBLICAS – Neste tema, Juninho inicialmente falou de uma antiga demanda desde o seu primeiro mandato como vereador, há seis anos, e que até hoje não mereceu atenção do Poder Público. Trata-se da revitalização da avenida Divino Alves Ferreira (pista de skate), que corta os bairros Padre Alaor e Vila Estância, uma antiga via que até hoje não possui canteiro central para o uso de pedestre e lá necessita de limpeza e sinalização.

Outra avenida foi a Honório de Paiva Abreu, no Jardim Bela Vista, onde só agora a prefeitura está promovendo melhorias, principalmente na recuperação da pista e instalação de passeios, o que antes não existia. Esta avenida foi tema de várias reivindicações dos vereadores nos últimos anos.

Outra importante avenida tratada por Juninho foi a Senador Montandon, uma das mais movimentadas da cidade e recebe fluxo quem chega pela BR-262 (Belo Horizonte) com destino o Estado de São Paulo (Franca, Ribeirão Preto, capital e outras cidades). O vereador relatou que até hoje não compreendeu a verdadeira finalidade de algumas obras que foram feitas e refeitas nesta via.

Lá foram instaladas baias que na verdade comprometeram espaços para estacionamentos de veículos e comprimiram o trânsito, e ainda por parte do Poder Público comenta-se que os canteiros centrais serão alargados, deixando o trânsito ainda mais comprometido, caso isso se execute. “Se isso realmente for feito, a pista vai servir só para a passagem de bicicletas, realmente não dá para entender a finalidade esta obra.”

Juninho relatou ainda a necessidade de melhorias na comunidade da Boca da Mata, que fica às margens da rodovia MG-428, que está com sua rua esburacada e esgoto corre a céu aberto. Reivindicação esta também feita há muito tempo e até hoje sem providência.

Por fim deste tema, Juninho cobrou infraestrutura na rua José Roque de Oliveira, na Vila Silvéria, que fica abaixo do Estádio do Dínamo. A via não conta com rede de esgoto, iluminação, asfalto, ou seja, direitos básicos dos moradores que há muito tempo aguardam por essas melhorias.

  • PAM – Juninho comentou sobre a situação preocupante que o Pronto Atendimento Municipal (PAM) enfrenta atualmente. O Ministério Público apurou mais de 50 irregularidades no local, e o vereador comentou a necessidade urgente de adequações no local para um atendimento eficiente e qualificado. O assunto está sendo tratado na Justiça na tentativa de se chegar a um consenso, e Juninho não acredita em uma possibilidade de interdição, pois comprometeria a população de Araxá e região. 
  • CENTRO ADMINISTRATIVO – É uma obra que Juninho considera a mais importante da cidade, pois objetiva a economia com aluguéis de imóveis para o funcionamento de setores da Administração Pública, entretanto, o vereador criticou a demora em concluir esta importante ação que vista dar melhor atendimento à população e melhores condições de trabalho ao servidor público municipal. Juninho também lamentou o armazenamento a céu aberto de várias placas de granitos utilizadas na obra. 
  • COLETA DE LIXO E LIMPEZA URBANA – Reivindicou o serviço de coleta de forma mais eficiente, principalmente nos novos bairros em Araxá, como, por exemplo, o Jardim das Oliveiras e o Pão de Açúcar 3. No caso da varrição de rua, Juninho alertou que recebeu relatos sobre garis que estão comprando a própria vassoura para poderem trabalhar, classificando esta situação como um absurdo, pois a prefeitura deveria dar melhores condições de trabalho e valorização à classe. 
  • RECOMPOSIÇÃO SALARIAL DO FUNCIONALISMO PÚBLICO – Juninho relembrou promessa de campanha ainda do mandato passado do prefeito é que estipulava aumento de 30% no vencimento dos servidores públicos municipais, fato este que não acontece há quase seis anos. Acrescentou ainda que a classe merece mais valorização. 
  • REFORMAS EM GINÁSIOS E CAMPO DE FUTEBOL – O vereador classificou que o esporte e o lazer aliada à saúde são setores imprescindíveis para a construção de uma sociedade melhor. Para tanto, voltou a reivindicar reformas em ginásios e campos de futebol. 
  • REPASSE LAD – Demanda recebida por Juninho em recente reunião com a Liga Araxaense de Desportos. Até hoje a prefeitura não repassou recurso aprovado pela Câmara para manutenção das atividades da entidade, que promove o Campeonato Amador e torneios de outros categorias do futebol, que correm o risco de serem paralisadas pela falta da verba. 
  • ESPAÇOS MULTIUSOS – Juninho visitou todos os Espaços Multiusos no começo do ano, e todos eles não estão cumprindo sua finalidade que é oferecer a crianças e adolescentes reforço escolar e atividades esportivas e de lazer. Além disso, a maioria necessita de reforma. Repudiou especificamente o Espaço Multiuso do bairro Dona Beja, que está sendo utilizado como depósito de materiais recicláveis.
  • PARQUE DO CRISTO – Outro local que o vereador visitou há um bom tempo, constatando total abandono, com paredes pichadas, vidraças destruídas, sujeira e frequência de usuários de drogas. Juninho disse que uma solução para o local é torná-lo um produto turístico, pois tem amplo espaço para estacionamento e realização de feiras de artesanato, atividades culturais e ponto de encontro.
  • ESTRADAS RURAIS – A maioria das estradas rurais está em péssimas condições. As comunidades de Araxá sofrem diariamente com vias vicinais esburacadas por falta de manutenção, tornando o trânsito de seus produtos para abastecer o mercado mais complicado. O vereador relatou ainda que os recursos que deveriam ser utilizados para a recuperação dessas vias estão sendo utilizadas para outra finalidade.
  • RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO – Mesmo com o empenho da Câmara em garantir o repasse integral para todas as entidades que tiveram seus projetos aprovados para investimentos no atendimento à terceira idade, Juninho relatou que visitou recentemente três delas que até hoje não receberam os recursos em sua totalidade. Há entidade que precisa construir sede própria e está com o seu cronograma comprometido.
  • CERAD – Juninho comentou que o assunto sobre a transferência do Centro de Reeducação do Adolescente (Cerad) do bairro Santa Terezinha para uma unidade adequada perdeu força, não está mais sendo tratado, mesmo com o empenho dos órgãos judiciários e da Câmara em querer resolver a situação. Voltou a defender a construção de uma unidade abaixo do Presídio da Apac, região onde também concentra forças de segurança como o Presídio Regional, o Batalhão de Polícia Militar e o Tiro de Guerra.
  • CLÍNICA DE TRATAMENTO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS – Juninho levantou a necessidade de o Município apoiar entidades que estão comprometidas em trabalham com dependentes químicos. Trata-se de um setor imprescindível para amparar famílias que sofrem com este mal, e Araxá só conta com seis vagas anualmente em Uberaba para encaminhar pessoas para o tratamento.
  • REFORMA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR NELSON – Juninho demandou reforma geral na Escola Municipal Professor Nelson Gomes, no bairro Santo Antônio.
  • POSTO DE SAÚDE JOÃO RIBEIRO – Outro assunto tratado pelo vereador foi quanto à precariedade no funcionamento do Posto de Saúde do bairro João Ribeiro, onde atualmente abriga um Programa de Saúde da Família. A vigilância constatou que o local é inadequado para esta finalidade e há promessa de transferência do atendimento para um imóvel mais adequado, porém, não há previsão de quando isso deve acontecer.
  • APOIO ÀS ENTIDADES ASSISTENCIAIS – Não é de hoje que a falta de apoio às entidades assistenciais da cidade acontece. A Câmara já recebeu diversos Fóruns Comunitários e representantes durantes suas Reuniões Ordinárias demandando recursos para manutenção e continuidade de suas atividades, que mesmo aprovadas pela Casa não estão sendo repassados pelo Executivo. Juninho indagou ainda o que seria do Município se não contasse com o importante trabalho dessas entidades junto à comunidade. “Não são as entidades que precisam da prefeitura, e sim a prefeitura que precisa dessas entidades.”
  • VELÓRIO MUNICIPAL NO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA – Comenta-se muito que uma empresa mineradora será parceira para a construção desta importante obra no Cemitério São João Batista, porém a mesma não tem manifestado interesse em executar esta ação. Juninho cobrou solução do Poder Público, principalmente porque a obra vai dar mais conforto aos familiares e amigos no momento de despedida do ente querido, sem necessidade de terem que cruzar a cidade saindo do Passo da Saudade.
  • MANUTENÇÃO FROTA MUNICIPAL – Juninho constatou diversos veículos parados no pátio da prefeitura por falta de manutenção. Comenta-se em abertura de licitação para resolver o problema, porém, não há prosseguimento. O vereador apurou que somente o setor de saúde está com oito veículos parados, comprometendo o atendimento à população em uma área que não tem hora e nem dia para acontecer, pois saúde é prioridade.
  • PONTE INTERLIGANDO O BAIRRO CINCINATO DE ÁVILA AO BAIRRO URCIANO LEMOS – Obra esta, apesar de muito tempo cobrada por Juninho e outros vereadores, finalmente foi colocada em execução, dando mais conforto para pedestres que antes precisavam atravessar por uma pinguela e uma ponte provisória de as mínimas condições de segurança. Uma obra simples e funcional.
  • FONTE LUMINOSA – Juninho também destacou, apesar de em obras há mais de um ano, a reativação da Fonte Luminosa na avenida Antônio Carlos, pois trata-se de um ponto turístico da cidade. Entretanto, na foto do local ele exibiu um cavalo deitado no gramado da fonte e do Teatro Municipal, publicada por um internauta, comentando sobre outra reivindicação sua que há anos não é atendida, a de recolhimento de animais de grande porte soltos pela cidade, principalmente cavalos.
  • PASSARELA – O vereador voltou a cobrar melhorias na passarela situada ao lado do viaduto entre as avenida Senador Montandon e Hitalo Ros, bastante utilizada pela população e por alunos do Sesi/Senai. Juninho visitou o local em abril deste ano, constatando problemas sérios problemas estruturais como ferrugens em vigas e buracos no piso, grades de proteção soltas e lâmpadas queimadas e danificadas. Houve a promessa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano na época que o problema seria resolvido em 20 dias, porém, até hoje nada foi feito.
  • FRIGORÍFICO MUNICIPAL – Finalizando seu discurso, Juninho comentou também sobre os entraves que não colocam em funcionamento o Frigorífico Municipal. O vereador destacou que a Casa Legislativa fez sua parte promovendo Fóruns Comunitários sobre o assunto e aprovação do projeto que instituiu o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), porém, apesar de o local estar pronto, conforme constatou em visita no início do ano, não há objetividade do Poder Público em realmente divulgar quando o local entrará em atividade.

Enquanto isso, o consumidor continua comprometido com a oferta de carnes a preços elevados, e citou ainda que o abate da nossa produção está sendo feita em Luz, que fica a 150 km de Araxá, município este que curiosamente tem cerca 18 mil habitantes, enquanto Araxá ultrapassou os 101 mil.

Foram 29 demandas apresentadas pelo vereador, e ainda há muitas que não foram colocadas em pauta. “A população de Araxá merece sensibilidade, atenção e comprometimento de um Município que tem uma das maiores arrecadações do Estado”, concluiu o vereador.

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…