Categorias: Política

Vereadores aprovam Lei de Diretrizes Orçamentárias

A Câmara Municipal aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2010, na reunião desta terça-feira (30), que começou durante a tarde e se estendeu até a noite. O projeto de lei 68/2009 recebeu cinco emendas dos vereadores e foi analisado por uma Comissão Especial presidida pelo vereador Márcio de Paula, com José Domingos Vaz como vice-presidente e Marco Antônio Rios como o relator.

Ficaram estabelecidas as Diretrizes Orçamentárias do município de Araxá para o exercício de 2010, em conformidade com o disposto no art. 165, § 2º da Constituição Federal, no art. 106, da Lei Orgânica Municipal, e na Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, compreendendo:

I. As prioridades e metas da Administração Pública Municipal;

II. As diretrizes, orientações e critérios para a elaboração e execução do Orçamento do município e suas alterações;

III. As disposições relativas às despesas com pessoal e encargos sociais;

IV. As disposições sobre alterações na legislação tributária e medidas para
incremento da receita;

V. As disposições sobre a Dívida Pública Municipal;

VI. A organização e estrutura dos orçamentos;

<p>VII. As disposições gerais.

Prefeito fala sobre planos

De acordo com prefeito Jeová Moreira da Costa, a LDO representa todo o planejamento para 2010. “Estamos desenhando o eixo para o agronegócio, com o projeto do maracujá, da avicultura e da fruticultura através da goiaba, da uva, do figo e da laranja. Vamos criar muitas oportunidades para os produtores de Araxá e região com o projeto Cinturão Verde”, diz.

A saúde também não fica de fora dos planos do prefeito. “Vamos viabilizar toda uma reengenharia na saúde porque a saúde e a educação numa cidade são os eixos primordiais para o desenvolvimento e a sustentabilidade”, afirma.

Segundo Jeová, o Orçamento de 2010 deve ficar entre R$ 90 e R$ 103 mil. “Com uma administração transparente e dentro da moralidade o recurso rende mais, e é o que está acontecendo neste primeiro semestre de 2009.”
 
Relator

O vereador Marco Antônio realizou um relatório sobre a LDO junto com a Comissão Especial e Assessoria Jurídica. “É um relatório apresentado com suas emendas, analisado no ponto de vista da sua legalidade e constitucionalidade, junto e apoiado pelos demais vereadores.Com a Assessoria Jurídica da Câmara nós conseguimos no final elaborar um parecer que foi apresentado para a apreciação dos vereadores”, diz.

“A Lei de Diretrizes Orçamentárias define as regras, o procedimento e o comportamento que deverá ser feito na elaboração da Lei Orçamentária Anual. Tudo o que estiver incluído nela deverá estar previsto nesta LDO que nós aprovamos hoje. Significa dizer que esta lei é a primeira oportunidade que o vereador tem de participar efetivamente da administração pública”, acrescenta.

De acordo com o relator, os vereadores realizaram cinco emendas. “São emendas, na sua maioria técnicas, algumas por força da própria exigência constitucional ou legal e outras para orientar a elaboração da Lei Orçamentária no sentido de que o prefeito não tenha ampla liberdade, que ele ouça a Câmara Municipal, a comunidade e faça um planejamento para o Orçamento fiscal em função das demandas efetivamente levantadas pela comunidade”, destaca Marco Antônio.

O texto integral sobre a LDO está disponível no site da Câmara Municipal. Os vereadores entraram em recesso e retornam as atividades normais do Legislativo em agosto.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…