Categorias: Política

Vereadores aprovam quatro projetos em reunião ordinária virtual

A reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá foi realizada excepcionalmente nesta quarta-feira (03). A sessão aconteceu de forma virtual, pois o prédio do Legislativo está passando por reformas no telhado e o plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto está interditado provisoriamente. A população acompanhou a reunião normalmente através do canal da Câmara no YouTube e pela rádio Imbiara (91,5). A previsão é que a próxima reunião seja realizada presencialmente.

Durante a sessão, os vereadores aprovaram um projeto de resolução e três projetos de lei:

Projeto de Resolução 08/2023: Dispõe sobre a regulamentação do artigo 5º da Resolução 554/19.

Projeto de Lei 48/2023: Altera anexos da Lei Municipal nº 4.292/2003. Autor: Executivo;

Projeto de Lei 50/2023: Institui a “Semana da Segurança Digital” na Rede Municipal de Ensino no Município de Araxá. Autor: vereador Luiz Carlos Bittencourt;

Projeto de Lei 53/2023: “Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a Associação Capela Mártir Filomena.” Autor: Executivo.

A íntegra das matérias pode ser consultada no site da Câmara: araxa.mg.leg.br.

Tribuna:

Durante o grande expediente, seis vereadores usaram a tribuna de forma virtual: Fernanda Castelha, João Veras, Dirley da Escolinha, Luiz Carlos Bittencourt, Wellington da Bit e Evaldo do Ferrocarril.

A vereadora Fernanda Castelha abriu os trabalhos da tarde apresentando projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de transmissão ao vivo, via internet, de todas as licitações realizadas pelos Poderes Executivo e Legislativo de Araxá. Fernanda pediu a paralisação das obras de construção do banheiro público localizado no centro da cidade, ao lado do Teatro Municipal. Ela também solicitou informações sobre o contrato celebrado com a empresa Liarth Resíduos Eirelli para prestação de serviços de limpeza urbana e a adoção de uma série de medidas para prevenção de ataques em escolas.

O vereador João Veras foi o segundo orador da tarde. Ele pediu que sejam refeitas as contenções de águas pluviais nas adjacências da cratera do bairro Pão De Açúcar III, a instalação imediata de lâmpadas LED nas vias dos bairros Tiradentes, Salomão Drumond e Ana Pinto de Almeida e o recapeamento asfáltico nas ruas dos bairros Amazonas e João Bosco Teixeira.

O vereador Dirley da Escolinha sugeriu a realização de estudo para implantação de sinalização de solo em todo o bairro Camuá e Fenícia, além da limpeza no bairro Novo Horizonte. O parlamentar comentou o início da campanha “Aqueça um Coração Araxaense”. A iniciativa foi criada por meio do projeto de lei 130/2021, de autoria de Dirley, e busca incentivar doações de roupas e acessórios de inverno para serem repassados às pessoas em situação de vulnerabilidade social e entidades sem fins lucrativos.

O vereador Luiz Carlos Bittencourt apresentou fotos e pediu a realização de serviços de capina e roçada na Avenida Dâmaso Drummond, na subida de acesso à Avenida Ítalo Ross. Luiz Carlos também exibiu fotos para justificar a necessidade de implantação de calçada nas extremidades dos canteiros da avenida Prefeito Aracely de Paula, esquina com a rua Dona Maroca – bairro Sagrada Família, e solicitou estudo para a instalação de faixa elevada na rua Dr. Edmar Cunha, entre o portão do Sesc e o portão de acesso ao tatersal de leilões do parque de exposições Agenor Lemos.

O vereador Wellington da Bit fez a leitura de um projeto de lei para que o servidor público que tenha filho com deficiência passe a ter direito a fazer coincidir suas férias com as férias escolares de seu filho. Ele também apresentou as seguintes indicações: implantação do Distrito de Inovação de Araxá, que será um ponto de convergência e impulsionamento de ecossistemas físicos e digitais de inovação e a implantação de Laboratório Maker, com o objetivo de impulsionar a utilização de metodologias ativas e cultura inovadora. Ele também solicitou a realização de estudo de viabilidade para implantação de veículos de transporte coletivo movidos a eletricidade em Araxá.

O vereador Evaldo do Ferrocarril usou seu tempo regimental para propor o projeto de lei que institui o mutirão da limpeza nas calçadas da cidade, com o objetivo de implementar ações de retirada de entulho, materiais inservíveis e lixo acumulado nos passeios e guias da cidade. Dentre diversas indicações, ele solicitou que a prefeitura adquira ou alugue ônibus para o transporte dos servidores públicos municipais, pedido de informação sobre o programa de regularização fundiária (Reurb) e a construção de um ginásio poliesportivo no bairro Jardim das Oliveiras.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…