Cidade

Vereadores buscam informações sobre segurança das barragens da CBMM

Os vereadores Robson Magela, Fernanda Castelha e Raphael Rios conheceram novos processos de segurança, tecnologias e ações preventivas adotadas pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em relação às suas barragens, durante reunião na sede da empresa nesta quarta-feira (6). O encontro foi agendado após os três vereadores encaminharem ofício com questionamentos sobre as condições das barragens da companhia.

Os representantes do Legislativo se reuniram com o vice-presidente da CBMM, Ricardo Lima, o diretor industrial Rogério Contato, o engenheiro civil Marcos Antônio Lemos, o assessor técnico da diretoria industrial, Hernane Salles Moura, e o advogado Guilherme Augusto. O encontro foi acompanhado pela equipe de comunicação da empresa por meio de Tarcísio Cardoso e Karin Betz.

A CBMM conta com oito barragens, sendo uma para acumular água nova, três para contenção de sedimentos e as demais para disposição de rejeitos e resíduos. Um dos questionamentos apresentados pelos vereadores foi sobre a competência de fiscalização das barragens.

Segundo a empresa, o trabalho é feito pela Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), conforme estabelece a Lei Federal nº 12.334/2010.

A empresa relatou que também reporta informações a órgãos municipais como o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), mesmo sem obrigação legal.

O engenheiro Marcos Antônio Lemos apresentou as características técnicas das barragens e explicou sobre processo de segurança para a construção das estruturas. As barragens são projetadas por empresas especializadas e passam por assessoramentos de níveis internacionais.

Sete das oito barragens foram construídas com o método “a jusante”, diferente do utilizado na barragem que se rompeu em Brumadinho. A Barragem 5 utiliza o método “a montante” apenas nos 10 metros finais da estrutura, enquanto os outros 75 metros são “a jusante”. A Barragem 5 teve todo seu reservatório impermeabilizado na parte superior e já se encontra em processo de descomissionamento (recuperação do solo e vegetação).

Os vereadores foram informados de que as análises técnicas das barragens são periódicas e realizadas tanto pela CBMM como com apoio de consultoria externa. O diretor industrial Rogério Contato destacou que a empresa já está em fase de implementação de novas tecnologias, com a utilização de dispositivos móveis e um Centro de Monitoramento Integrado. As barragens já contam com monitoramento via satélite, acompanhamento por drones e sistema automatizado que mede diversos níveis das estruturas.

Estudos da empresa apontam que em eventual rompimento das barragens não há riscos para a área industrial da CBMM e nem para o perímetro urbano de Araxá, pois o fluxo de água ou rejeitos seguiriam por áreas da zona rural.

A companhia informou ainda que o Plano de Segurança de Barragens (PSB) e o Plano de Ação de Emergência em Barragens (PAE) já estão implementados na empresa. Os vereadores também tiveram informações sobre responsáveis técnicos, protocolos e sistema de alerta.

Na próxima semana os vereadores Robson, Fernanda e Raphael visitarão a empresa Mosaic Fertilizantes dando sequência ao trabalho de fiscalização e levantamento de informações.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…