Categorias: Saúde

Vereadores debatem Práticas Integrativas e Complementares de Saúde – PICS

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) foram tema de um fórum comunitário realizado na Câmara Municipal de Araxá na tarde desta quarta-feira (22), por solicitação da vereadora Professora Leni Nobre. As PICS são abordagens terapêuticas e preventivas que complementam a medicina convencional, incluindo métodos como acupuntura, homeopatia, fitoterapia, yoga e outros. O objetivo é integrar diferentes formas de cuidado, considerando aspectos físicos, emocionais e sociais. Elas são reconhecidas por sua contribuição na promoção do bem-estar e no tratamento de diversas condições de saúde.

Fizeram parte da mesa de honra a vereadora solicitante, Professora Leni Nobre; a vereadora Maristela Dutra, autora da Lei 7501/2021, que dispõe sobre as PICS no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município; Suely Corrêa de Oliveira, Educadora Popular; Juliana Gonçalves, Conselheira de Saúde Municipal; e Ana Paula Nassif, representando a Secretaria Municipal de Saúde.

A vereadora Maristela Dutra usou a tribuna para comentar a Lei de sua autoria, falando da importância das práticas na promoção de saúde e prevenção de doenças. Ela ainda esclareceu sobre a ampla lista de práticas que estão inseridas nas PICS, como constelação familiar, reiki, meditação, cromoterapia, homeopatia, entre outras.

Diversos profissionais que atuam nas PICS e na produção de alimentos participaram de forma presencial e virtual. Eles falaram sobre o trabalho que realizam e ressaltaram a importância do uso das práticas complementares em conjunto com as práticas tradicionais de promoção da saúde.

A Professora Leni Nobre comemorou o fato de as PICS já estarem sendo implementadas no município, falou da importância da qualificação e do reconhecimento dos profissionais que buscam atuar nessa área e da necessidade de promoção de práticas que contemplem diferentes culturas.

Em nome da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Nassif informou que as PICS começaram a ser implementadas no município há 3 meses: “Estão sendo oferecidas sessões de reiki (imposição de mãos) no Unicentro, Unisa e Uninordeste, e grupo de artesanato (arteterapia) no ESF Vila Estância”. Segundo ela, existe expectativa de implementar outras práticas mais específicas, mas isso depende da contratação de profissionais e qualificação de mão de obra.

A sessão foi encerrada com um momento de meditação proposto por Ana Paula, com o objetivo de ilustrar uma das práticas e proporcionar um momento de relaxamento aos presentes.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…