Categorias: Política

Vereadores homenageiam Ex-prefeito Aracely de Paula

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá desta terça-feira (18), os vereadores prestaram as últimas homenagens ao ex-prefeito Aracely de Paula, que faleceu na segunda-feira (17).

Na abertura da reunião, o presidente Bosco Jr. fez a leitura de uma moção de pesar direcionada ao ex-prefeito: “Aracely deixa um enorme legado de contribuição para o país, para o Estado de Minas Gerais e, principalmente, para Araxá. Ele certamente será lembrado como um dos políticos mais importantes na história de nossa cidade e merece todo o reconhecimento, respeito e homenagem”.

Todos os parlamentares comentaram o falecimento de Aracely, que foi vereador, deputado federal, secretário de Estado e prefeito de Araxá entre os anos de 1975 a 1979, de 1979 a 1983, de 1986 a 1988, de 2014 a 2016 e de 2017 a 2020.

Projetos aprovados:

Projeto de Lei 24/2023 (substitutivo): Dispõe sobre a fixação de placa descritiva de obra com recursos públicos e acresce à Lei Municipal nº 2.547/1992 o artigo 195-A. Autor: vereador Wellington da Bit;

Projeto de Lei 44/2023: Dispõe sobre a denominação de Via Pública e dá outras providências – Rua Leila Martins Rosa. Autora: vereadora Maristela Dutra;

Projeto de Lei 45/2023: Dispõe sobre a denominação de Via Pública e dá outras providências – Praça “Carla Maria de Faria”. Autor: vereador Valtinho da Farmácia;

Projeto de Lei 32/2023: Altera dispositivo da Lei Municipal nº 7.488/2021 e dá outras providências. Autor: vereador Luiz Carlos Bittencourt.

A íntegra das matérias pode ser acessada no site da Câmara: araxa.mg.leg.br

Tribuna:

O vereador Dirley da Escolinha apresentou diversas indicações pedindo melhorias para os setores de serviços urbanos, trânsito e obras públicas. O parlamentar solicitou redutor de velocidades na rua Antônio Alvarenga de Resende, bairro Max Neumann, tapa-buracos em todo o bairro Alvorada, manutenção do alambrado do poliesportivo do bairro Recanto do Bosque, coleta de lixo no bairro D. Adelia II, tapa-buracos na rua Bepurure, no bairro Vila Rica e a reforma da praça do bairro Bela Vista.

O vereador João Veras foi o segundo orador da tarde. Ele usou a tribuna para pedir a manutenção do sistema de iluminação de LED ao longo da avenida Washington Barcelos, setor norte de Araxá e a disponibilização de duas cadeiras de rodas de passeio para a Unidade de Atendimento Integrado – UAI Araxá, localizada no Araxá Center Shopping.

A vereadora Fernanda Castelha apresentou um projeto de lei que dispõe sobre o aprimoramento da política municipal de governança, abrangendo programas de integridade e compliance da administração direta, autárquica e fundacional. A parlamentar destacou o objetivo da iniciativa: “A adoção de modernas práticas de lisura, transparência e boa-fé pelo Poder Executivo Municipal é medida imprescindível e inafastável para que tenhamos uma administração mais eficiente e promotora de práticas éticas, morais e sustentáveis”, ressaltou a vereadora.

O vereador Wellington da Bit foi outro parlamentar que falou sobre a segurança nas escolas em seu tempo regimental. Ele solicitou o agendamento de um Fórum Comunitário com o tema “Medidas de Segurança na Rede Escolar – Propostas e Ações”. Wellington também sugeriu a criação de uma Central de Informações Integradas, informando, em tempo real, sobre as ações tomadas pelos órgãos de segurança em relação aos problemas advindos da crise de segurança nas escolas. O parlamentar também apresentou um projeto de lei para que o servidor público que tenha filho com deficiência possa coincidir suas férias com as férias escolares de seu filho.

O vereador Evaldo do Ferrocarril apresentou diversas solicitações, destacando-se entre elas: melhorias no Cemei Dalva Santos Zema; aquisição de uma “van” adaptada e com acessibilidade para transporte de deficientes físicos dentro do município; equipar os guarda patrimoniais com armas não letais e instalação de câmeras de videomonitoramento nos bairros Boa Vista e Jardim das Oliveiras. Moção de Aplausos e Reconhecimento foi direcionada a Wanderson Venâncio Coelho, pela praça que construiu na rua João Cecílio da Trindade.

O vereador Luiz Carlos apresentou dois projetos de lei que propõem medidas para aumentar a segurança nas escolas. Uma das matérias “Institui a Semana da Segurança Digital na Rede Municipal de Ensino”, considerando que, em sua opinião, é imprescindível que a escola esteja atenta à questão da segurança no uso das tecnologias, principalmente no que diz respeito às redes de computadores. A outra matéria apresentada “Dispõe sobre a instalação de detectores de metais nas Escolas de Ensino Privadas no Município de Araxá”.

O vereador Raphael Rios abordou diversos temas em seu tempo regimental. Ele apresentou um histórico de seu trabalho para a implantação do SAMU em Araxá, desde o ano de 2021 o vereador participou de diversas reuniões e visitas e finalmente a implantação do serviço foi confirmada para o município. Ele também apresentou indicação para que seja feito um estudo de viabilidade para implantação de um equipamento público na área institucional localizada à rua Marisa Afonso Ribeiro, no bairro Fenícia.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…