Categorias: Política

Câmara aprova fomento para o Consep; confira o resumo da reunião ordinária – 02/06/2020

A Câmara Municipal de Araxá aprovou, nesta terça-feira (2), o Projeto de Lei 022/20, de autoria do Poder Executivo que “Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá – CONSEP – repasse financeiro no valor de R$ 26.977,67, como forma de apoiar a realização do projeto Redução da Criminalidade – Responsabilidade de Todos, em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais”.

Tribuna:

Adolfo Segurança (Avante)

O Vereador Adolfo Maurício falou sobre ações realizadas pela Administração Municipal. De acordo com o parlamentar, a manutenção de lâmpadas de iluminação queimadas será realizada em breve. Adolfo também apresentou o resultado da operação tapa buracos realizada na Avenida Ítalo Ross e afirmou que a obra do Córrego da Galinha será iniciada nesta semana. Em seguida, o parlamentar apresentou as seguintes Indicações:

Limpeza e capina no Bairro Alvorada, precisamente no entorno da Escola Estadual Loren Rios Feres e Avenida Maria Guimarães de Faria, esquina com a Rua Antônio Dimas; Limpeza na Rua Marechal Deodoro próximo aos números 500 e 575, Bairro Alvorada, em razão do aumento de tráfego de pedestres e veículos causado pela construção do viaduto.

Bosco Júnior (Avante)

O Vereador Bosco Júnior apresentou Requerimento encaminhado ao Prefeito Municipal e Secretário Municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, solicitando providências diante da situação precária de infraestrutura da Avenida Honório de Paiva Abreu, que passou recentemente por operação de tapa buracos e que inúmeras vezes ocupou parte dos discursos da Tribuna da Casa.

Outro Requerimento, dirigido à Mesa Diretora da Câmara Municipal, pediu estudo para a possibilidade de realização das sessões oficiais de forma online, como forma de reduzir a possibilidade de contágio do covid-19.  Por fim, Requerimento solicitou redutores de velocidade na Avenida Sara Veras Matarim localizada no bairro Loteamento Novo Pão de Açúcar.

Ceará da Padaria (PROS)

O Vereador José Valdez encaminhou Requerimento ao Dr. Vitor Hugo Heisler, delegado regional de Polícia Civil, com cópia para o excelentíssimo Dr. Renato Alcino Vieira, delegado de trânsito, solicitando informações referentes ao veículo de uso exclusivo do Gabinete do Prefeito Municipal: “apresentar relação de ações tomadas pela polícia civil de Araxá, referentes aos fatos ocasionados pelo evento de abalroamento do veículo em questão”, requer a proposição.

Outro Requerimento, encaminhado ao Secretário Municipal de Fazenda, Planejamento e Gestão, Sr. Fernandes Cândido de Barros solicita informações referentes a exoneração da Secretária Municipal de Governo, bem como a relação de despesas geradas ao município decorrentes do processo de afastamento da mesma. “Como função institucional compete a este vereador a obrigação de fiscalização e controle da administração municipal”, justificou.

Luiz Carlos (PSL)

O Vereador Luiz Carlos Bittencourt apresentou Indicação à Administração Municipal solicitando instalação de câmeras de segurança em todos os acessos às estradas rurais como medida de fiscalização à prática ilegal de despejo de lixo, bem como a remoção do lixo já despejado. Moção de Pesar foi dirigida à família da Sra. Daizi Auxiliadora Aleixo pelo seu falecimento.

Outra Indicação, dirigida à Secretária Municipal de Saúde, requer avaliação junto ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Araxá para o retorno das aulas individuais nas Escolas de Música de Araxá. “Trata-se de uma reivindicação dos professores de música (profissionais do meio artístico-cultural) que enfrentam dificuldades ainda maiores com a perda dos seus postos de trabalho em casas de shows e eventos”, justificou.

Robson Magela (Cidadania)

O Vereador Robson Magela afirmou que recebeu muitas reclamações nos últimos dias sobre os valores das contas de água e de energia elétrica em Araxá. Ele lembrou que essas duas empresas estatais faturam milhões de reais e salientou que, durante a pandemia, as famílias que enfrentam dificuldades financeiras poderiam ser beneficiadas com a diminuição das tarifas e descontos em suas contas.

Em seguida, o parlamentar cobrou que a Prefeitura envie Projeto de Lei que concede o reajuste anual do Piso Nacional da Educação para os professores da rede municipal de ensino: “Este reajuste anual teria que ser concedido em janeiro deste ano, como está previsto na legislação federal”. Ele afirmou que o prefeito está descumprindo a lei e destacou que os vereadores estão prontos para votar o projeto do Piso Nacional da Educação assim que o mesmo for encaminhado pelo Governo Municipal ao Legislativo.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…