Categorias: Esportes

Vítor Amorim Fróis está no Mundial da Juventude

Da Redação – O xadrez é um dos jogos mais antigos da humanidade e considerado, comprovadamente, como um esporte-arte-ciência. Atualmente é o segundo esporte mais praticado no planeta, perdendo apenas para o futebol. Em Araxá, o esporte começou a ser difundido na década de 30 com a criação do Clube de Xadrez de Araxá e diversos enxadristas compunham o clube, sendo que um deles foi o maior da história do xadrez araxaense, o saudoso Arthur Rosa. Na época, o clube foi desativado e no ano de 2000 foi reativado por Arthur Rosa, juntamente com uma nova equipe de enxadristas locais.

Foi então que diversos trabalhos começaram a ser desenvolvidos em Araxá. Um deles foi a criação do Projeto Xadrez nas Escolas, em 2004, pelo professor Adriano Pena Ribeiro Lemos. Surgiram diversos jogadores que tiveram a oportunidade de conhecer este nobre esporte através da sala de aula.

Alguns se dedicaram e começaram a estudar e a treinar. Anos depois foi fundada a Academia Araxaense de Xadrez (AAX), uma escola de ciências exatas que tem como objetivo difundir o xadrez local e dar treinamentos aos enxadristas para disputar torneios locais, regionais, estaduais, nacionais e até internacionais.

Nestes quase seis anos de existência da AAX surgiram diversos enxadristas araxaenses que se destacaram em vários torneios. No ano de 2009 surgiu o enxadrista Vítor Amorim Fróis, um garoto de apenas 6 anos e que demonstrava um grande potencial já nas primeiras aulas.

Os treinamentos, as aulas, os estudos, a preparação para torneios, o apoio dos pais e muitos outros fatores foram fundamentais para o crescimento de Vítor. Em 2011, Vítor obteve uma de suas maiores conquistas no xadrez: 8º lugar no Brasileiro Absoluto na categoria Sub-10, em Catanduva (SP), e o campeão Brasileiro de Xadrez Escolar na categoria 3º ano do Ensino Fundamental (título jamais conquistado por um enxadrista araxaense até então).

Vítor estará de hoje a 27 de novembro em Caldas Novas (GO) para representar o Brasil no Festival Mundial da Juventude de Xadrez na categoria Sub-10, evento que será disputado pela primeira vez na América do Sul.

O evento será disputado nas categorias Sub-08, 10, 12, 14, 16 e 20 nos naipes Feminino e Masculino. A previsão é de que mais de 1 mil enxadristas representando 78 países estejam presentes neste evento. Na categoria de Vítor terão 120 enxadristas de 44 países, sendo 14 deles brasileiros.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…