Categorias: Veículos

VW Tiguan de cara nova

Lançado no Brasil em 2009, o Volkswagen Tiguan sempre se destacou pelas virtudes – como o ótimo acabamento e o bom espaço interno – e pelo seu principal defeito: o preço. A boa notícia é que o novo Tiguan manteve as benesses de seu antecessor e ganhou outras, como mais itens de série e visual atualizado. O preço? Bem, subiu de R$ 101 mil para R$ 110 mil. Isso somente para o modelo branco, pois todas as outras cores são opcionais.

A principal justificativa para o aumento de aproximadamente 8% está no aumento do IPI para carros importados (o Tiguan vem da Alemanha). Questionado sobre o impacto que isso pode ter nas vendas, Henrique Sampaio, gerente de marketing da Volks, afirmou que o aumento da lista de itens de série e a subida que os concorrentes do Tiguan irão sofrer pode equilibrar as coisas. “Esperamos fechar o final do ano com 3.200 carros vendidos, índice similar ao do ano passado”, afirmou o executivo.

O melhor é opcional

Contudo, ao contrário do que a Volkswagen tentou mostrar na apresentação do Tiguan à imprensa, os itens adicionais do modelo não agregam muito mais do que os rivais já oferecem: Disqueteira para seis CDs, display multimídia com tela sensível ao toque e entrada USB/iPod (mas só quando um cabo opcional é conectado ao carro) e borboletas para trocas de marcha no volante. Destaque, mesmo, só para o detector de fadiga, sistema que alerta quando o motorista fica com sonolência em uma estrada, lançado pela Mercedes-Benz com o Classe E.

Assim como ocorre com o Passat, os itens mais interessantes – e que realmente diferenciam o Tiguan no segmento – são pagos à parte. Na longa lista há faróis bixenon direcionais, Park Assist II (capaz de estacionar o carro sozinho também em vagas de 90°), rodas de 18 polegadas, bancos de couro, partida do carro por botão, GPS embutido no painel e teto-solar panorâmico.

Ficou curioso em quanto custa um Tiguan completo, como esse das fotos que ilustram essa matéria? Nós também, mas a Volkswagen não revelou o preço dos acessórios alegando que a mudança do IPI alterou os valores do carro de última hora.

A grama do vizinho

Além de ter perdido a oportunidade de reduzir o preço do Tiguan – ou oferecer equipamentos de série realmente inovadores – a Volkswagen deixou o modelo topo de linha do SUV para os europeus. Com 11 cv a mais, a versão europeia mais cara é equipada com o consagrado câmbio DSG de dupla embreagem e sete velocidades. Não que o automático convencional de seis marchas e o motor 2,0L turbo com 200 cv sejam ruins, mas sempre haverá aquele consumidor que deseja sempre o melhor.

E caso você seja esse consumidor, o WebMotors recomenda que você espere um pouco. Segundo Henrique Sampaio, a versão não foi lançada no Brasil devido à alta demanda pela transmissão de dupla embreagem usada pelo Grupo VW. Contudo o executivo destacou que logo que for possível, o Tiguan mais rápido irá chegar ao Brasil.

Potente para o que precisa

Mas quem gosta de acelerações mais vigorosas não irá se decepcionar com o modelo atual. Segundo a fábrica, o novo Tiguan pode fazer de 0 a 100 km/h em 8s5, com 207 km/h de velocidade máxima. Nada mal para um carro de 1.585 kg.

E o melhor é que toda essa massa é facilmente controlável. Com suspensão independente nas quatro rodas, tração integral e direção elétrica, o Tiguan é a prova de como todo SUV deveria ser. Alto e robusto, sim, mas tão “guiável” quando um sedã. O motor e o câmbio formam uma dupla impecável que dá conta tanto do trânsito urbano quanto de uma estrada, movimentada ou sinuosa.

A boa dinâmica do Tiguan, contudo, não foi uma surpresa – o pequeno SUV da Volks sempre se destacou pelo desempenho superior ao de seus rivais. O interior também repetiu o bom acabamento e o espaço interno condizente para sua categoria, além do bom isolamento acústico.

Acomodado

Do jeito que está, o Tiguan atende às espectativas da Volkswagen, que são modestas: o volume anual do SUV alemão é equivalente a três meses de venda do Honda CR-V, segundo a Fenabrave. É opção da fabricante, mas sair da acomodação não seria difícil para o novo Tiguan. Se o visual renovado já naturalmente dá mais fôlego ao modelo, bastaria reduzir seu preço – ou recheá-lo de itens de série bacanas – para acabar com seu principal defeito e criar, de fato, um rival de peso para Mitsubishi ASX e companhia.

Rodrigo Ribeiro/Webmotors

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…