Categorias: Educação

Xadrez é realidade na Rede Municipal de Educação

Foram colhidos bons resultados ao final de 2015, com o Curso de Capacitação do Xadrez, ministrado para professores da Rede Municipal de Educação de Araxá, após uma iniciativa do Vereador Fabiano Santos Cunha, que em julho de 2015, apresentou a indicação 499/2015, na Câmara Municipal de Araxá.

Fabiano, acompanhado de uma equipe técnica da Câmara Municipal e o Professor Adriano Pena, estiveram em junho de 2015 em Patrocínio (MG) onde se reuniram com o Secretário de Educação e funcionários da pasta, para conhecerem e discutirem a aplicação do Xadrez na rede municipal de ensino. A cidade vizinha é uma referencia estadual, tendo atingido excelentes pontuações no que tange os índices oficiais do Ideb, desde quando implantou o Xadrez em sala de aula.

O vereador, posteriormente, se reuniu com a Secretária de Educação, Gessy Glória Lemos e repassou todas as informações levantadas. A Secretária acolheu a reivindicação, convicta no grande benefício que proporciona a modalidade no processo de educação, uma vez que está diretamente ligado ao estímulo do raciocínio lógico, concentração, memorização, socialização e melhor desempenho em sala de aula.

Foi decidida a implantação do projeto por etapas, começando pela capacitação de alguns professores. Logo surgiram parceiros. O Cefet ofereceu o espaço físico, a CBMM o custeio para pagamento dos professores e o Professor Adriano Pena, araxaense e referencia nacional no Xadrez, com seu conhecimento técnico, prático e teórico.

Em agosto, Adriano deu início ao Curso de Extensão – Xadrez para Todos, com uma carga horária de 40 horas. Ao todo, 62 profissionais que trabalham com os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e do Programa AABB Comunidade receberam a capacitação. O Xadrez ainda foi implantado nas turmas do Tempo Integral das Escolas Padre Inácio, Professor Nelson, Escola de Aplicação Lélia Guimarães e da AABB.

Jogos de Xadrez foram adquiridos em busca de estimular a prática pedagógica em todas as unidades de ensino. Os kits são compostos por conjuntos de jogos para os alunos e mural didático para aplicação e demonstração da mobilidade das peças na técnica do jogo. Segundo o relatório, apresentado pela Secretaria Municipal de Educação, em 2016, a ideia é que todas as escolas de ensino fundamental da rede tenham as aulas de Xadrez em pleno funcionamento.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…