Categorias: Saúde

Acccom promove prevenção ao câncer em três escolas de Araxá nesta quarta

A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom), através do setor de Prevenção e Rastreamento, promove nesta quarta-feira (25) palestra para alunos de três escolas de Araxá – Escola Estadual Dom José Gaspar (7h30), Escola Estadual Maria de Magalhães (13h30) e Centro Supletivo (21h).

O objetivo é buscar a redução da exposição das pessoas a fatores de risco do câncer com orientações, como também ações que permitam o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, aumentando a qualidade de vida do paciente. As ações serão na parte da manhã, tarde e noite. O consultório itinerante acompanha a comitiva da entidade nos locais da palestra.

Prevenção e Rastreamento do Câncer da Acccom

Desde janeiro de 2007, a Acccom realiza um trabalho de prevenção e rastreamento do câncer no Centro-Oeste de Minas, Alto São Francisco e parte do Sudoeste do Estado, atingindo uma população estimada de 1,3 milhão de pessoas.

As ações propostas pela instituição constam de um plano de atuação que incluem palestras para a população, treinamento específico para profissionais da área de saúde pública e o uso de um consultório itinerante para consultas e trabalhos educativo-preventivos com o objetivo final de redução da incidência de casos novos ou avançados dos diversos tipos de cânceres.

A oncologista da Acccom, Angélica Nogueira Rodrigues, uma das responsáveis pela atividade, explica que, apesar dos significativos e recentes avanços no tratamento do câncer, o controle da doença depende, essencialmente, de ações básicas de promoção de saúde, proteção específica e diagnóstico precoce, sendo a educação a pedra angular sobre a qual se apoiam todas as ações.

A informação e a mobilização social são fundamentais para sensibilizar a população a adotar um estilo de vida saudável e a submeter-se a exames periódicos de detecção de câncer ainda em fase inicial.

Segundo Angélica, a prevenção do câncer pode ser dividida em primária e secundária. A prevenção primária é toda e qualquer ação de promoção de saúde e prevenção específica voltada para redução da exposição da população a fatores de risco de câncer, com o objetivo de redução da doença. A prevenção secundária abrange o conjunto de ações que permitem o diagnóstico precoce e o seu tratamento imediato, aumentando a qualidade de vida e sobrevida do paciente.

A oncologista finaliza dizendo que considera essencial o trabalho conjunto no combate ao câncer, da rede básica ao centro de referência, seja para traçar o perfil atual de assistência, identificar prioridades, direcionar ações correspondentes e, principalmente, tornar profissionais de saúde, estudantes e representantes da comunidade disseminadores de uma mudança cultural de conhecimento e desmistificação do câncer, sem a qual não haverá avanços em prevenção.

Além de Angélica, a coordenação da palestra é feita pelos enfermeiros Sara Lemos e Altair de Oliveira. Um consultório itinerante para consultas médicas e odontológicas, palestra e filmes educativo-preventivos acompanha a comitiva.

Outras informações, pelo telefone (37) 3512.1500.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…