Super banner
Super banner

Acccom promove prevenção ao câncer em três escolas de Araxá nesta quarta

Acccom promove prevenção ao câncer em três escolas de Araxá nesta quarta

A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom), através do setor de Prevenção e Rastreamento, promove nesta quarta-feira (25) palestra para alunos de três escolas de Araxá – Escola Estadual Dom José Gaspar (7h30), Escola Estadual Maria de Magalhães (13h30) e Centro Supletivo (21h).

O objetivo é buscar a redução da exposição das pessoas a fatores de risco do câncer com orientações, como também ações que permitam o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, aumentando a qualidade de vida do paciente. As ações serão na parte da manhã, tarde e noite. O consultório itinerante acompanha a comitiva da entidade nos locais da palestra.

Prevenção e Rastreamento do Câncer da Acccom

Desde janeiro de 2007, a Acccom realiza um trabalho de prevenção e rastreamento do câncer no Centro-Oeste de Minas, Alto São Francisco e parte do Sudoeste do Estado, atingindo uma população estimada de 1,3 milhão de pessoas.

As ações propostas pela instituição constam de um plano de atuação que incluem palestras para a população, treinamento específico para profissionais da área de saúde pública e o uso de um consultório itinerante para consultas e trabalhos educativo-preventivos com o objetivo final de redução da incidência de casos novos ou avançados dos diversos tipos de cânceres.

A oncologista da Acccom, Angélica Nogueira Rodrigues, uma das responsáveis pela atividade, explica que, apesar dos significativos e recentes avanços no tratamento do câncer, o controle da doença depende, essencialmente, de ações básicas de promoção de saúde, proteção específica e diagnóstico precoce, sendo a educação a pedra angular sobre a qual se apoiam todas as ações.

A informação e a mobilização social são fundamentais para sensibilizar a população a adotar um estilo de vida saudável e a submeter-se a exames periódicos de detecção de câncer ainda em fase inicial.

Segundo Angélica, a prevenção do câncer pode ser dividida em primária e secundária. A prevenção primária é toda e qualquer ação de promoção de saúde e prevenção específica voltada para redução da exposição da população a fatores de risco de câncer, com o objetivo de redução da doença. A prevenção secundária abrange o conjunto de ações que permitem o diagnóstico precoce e o seu tratamento imediato, aumentando a qualidade de vida e sobrevida do paciente.

A oncologista finaliza dizendo que considera essencial o trabalho conjunto no combate ao câncer, da rede básica ao centro de referência, seja para traçar o perfil atual de assistência, identificar prioridades, direcionar ações correspondentes e, principalmente, tornar profissionais de saúde, estudantes e representantes da comunidade disseminadores de uma mudança cultural de conhecimento e desmistificação do câncer, sem a qual não haverá avanços em prevenção.

Além de Angélica, a coordenação da palestra é feita pelos enfermeiros Sara Lemos e Altair de Oliveira. Um consultório itinerante para consultas médicas e odontológicas, palestra e filmes educativo-preventivos acompanha a comitiva.

Outras informações, pelo telefone (37) 3512.1500.

Notícias relacionadas