Categorias: Turismo

Agentes políticos estaduais e regionais debatem projetos para o turismo

Da Redação – A 2ª reunião itinerante do Conselho Estadual de Turismo foi promovida no início desta semana no Parque Náutico de Jaguara, em Sacramento. O encontro debateu questões relacionadas ao turismo regional e os preparativos para a Copa 2014. O evento contou com agentes políticos do governo de Minas, da Assembleia Legislativa e da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, os investimentos no setor estão crescentes. Ele disse que em 2012 serão aplicados cerca de R$ 93,5 milhões, e até a Copa a expectativa de investimento é de mais de R$ 250 milhões.

Na oportunidade, Agostinho apresentou projetos estratégicos da Setur, entre eles, a estruturação dos atrativos e destinos, o projeto Minas Criativa, a reestruturação da Rota das Grutas de Lund, a reforma do Expominas e a realização de festivais de dança, música e teatro.

Outra proposta mencionada pelo secretário é o projeto Turismo Integrado, elaborado a partir de uma pesquisa realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, através do estudo de competitividade turística de Minas Gerais, na qual foram detectados quatro pontos que precisam ser melhorados no turismo mineiro: a sinalização turística, a revitalização dos espaços públicos, a qualificação da mão de obra e a infraestrutura de rodoviárias. Segundo ele, a implantação do projeto acontecerá em breve.

O diretor do Parque Náutico de Jaguara, Ivan Sebastião Barbosa Afonso, aproveitou o momento para fomentar a apresentação de um projeto criado para explorar a região de uma forma comercialmente mais atrativa, trabalhando os quatro elementos da natureza: água, ar, terra e fogo. Segundo ele, é necessário um novo olhar para o interior do Estado.

“Precisamos repensar o turismo mineiro. Temos inúmeros atrativos, entre eles, a pesca esportiva e as atividades com lagos, mas, precisamos de apoio para explorá-los de forma com que consigamos atrair turistas para a nossa região”.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias de Araxá, Alda Sandra Barbosa Marques, falou sobre o trabalho que está sendo realizado em Araxá para fomentar o turismo. Ela reforçou a importância de aproveitar o momento da Copa para divulgar os destinos mineiros que têm potenciais, porém, ainda, são pouco conhecidos.

“Precisamos direcionar nossas ações visando o aproveitamento da divulgação que a Copa oferecerá. Teremos turistas e jornalistas falando de nosso estado, de nossas cidades e esta é uma forma de Minas ganhar destaque internacional.”

A superintendente de Políticas do Turismo do Conselho Estadual de Turismo, Jussara Rocha, falou sobre o papel do Conselho Estadual de Turismo e reforçou a importância dos municípios das reuniões itinerantes. “Este é um momento em que o Conselho levanta as necessidades de cada região e desta forma, pode reivindicar ações junto aos deputados e lideranças. A proposta é buscar informações e tentar solucionar os problemas que o turismo está enfrentando, um momento bastante oportuno e produtivo.”

Com Ascom

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…