Categorias: Cidade

Água em Araxá é monitorada 24 horas para garantir abastecimento, diz Copasa

No banho, no preparo das refeições, na limpeza da casa, na higiene pessoal. Presente em praticamente todas as atividades do nosso dia-a-dia, a água passa por um longo processo de tratamento, antes de chegar às torneiras. O monitoramento começa na captação feita nos córregos e vai até as etapas de tratamento nas Estações de Tratamento de Água (ETA), além das constantes análises de qualidade que garantem a potabilidade da água de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Responsável pelo abastecimento de Araxá há 41 anos, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) mantém equipes que trabalham 24 horas para garantir o abastecimento a 34 mil imóveis.

Na cidade, a captação é feita nos córregos Feio e Areia. A água bruta é encaminhada à ETA de Araxá certificada com ISO. Na unidade a água passa pelos processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção de pH e fluoretação.

A qualidade da água que sai da estação de tratamento é constantemente analisada em um moderno laboratório da empresa na cidade, onde são feitas análises físicas, químicas e bacteriológicas.

“Todas essas análises garantem a ausência de substâncias que possam ser prejudiciais à saúde humana”, afirma o técnico químico da Copasa, Lázaro Oliveira. Ele conta que a cada duas horas são coletadas amostras de água, na saída da ETA de Araxá. Outra medida de segurança, segundo ele, é a coleta periódica de amostras de água na rede de distribuição de água, em diferentes pontos da cidade.

O laboratório de análise de Araxá participa do Programa Interlaboratorial AbesProagua promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. O programa promove a distribuição de amostras idênticas a um grupo de laboratórios inscritos com o objetivo de fazer comparações de resultados.

“Os resultados apresentados pelo laboratório LROE da Copasa, em Araxá, foram avaliadas como excelente, o que comprova o rígido processo de qualidade pelo qual a água da cidade é submetida”, comenta o gerente do laboratório, Eustáquio Sidnei Milanez Júnior.

Processos de purificação pelos quais a água bruta passa na Estação de Tratamento

– Coagulação – a remoção das partículas de sujeira se inicia no tanque de mistura rápida com a dosagem de sulfato de alumínio ou cloreto férrico. Estes coagulantes têm o poder de aglomerar a sujeira, formando flocos. Para otimizar o processo, adiciona-se cal, o que mantém o pH da água no nível adequado.

– Floculação – na floculação, a água já coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistência.

– Decantação – na decantação, os flocos formados anteriormente separam-se de água, sedimentando-se no fundo dos tanques.

– Filtração – a água ainda contém impurezas que não foram sedimentadas no processo de decantação. Por isso, ela precisa passar por filtros constituídos por camadas de areia ou areia e antracito suportadas por cascalhos de diversos tamanhos que retêm a sujeira ainda restante.

– Desinfecção – a água já está limpa quando chega a esta etapa. Mas ela recebe ainda mais uma substância: o cloro. Ele elimina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios.

– Correção de pH – para proteger as canalizações das redes e das casas contra corrosão ou incrustação, o pH da água é corrigido.

– Fluoretação –  na etapa final do tratamento, a água é fluoretada, em atendimento a Portaria do Ministério da Saúde. Consiste na aplicação de uma dosagem de composto de flúor. Reduz a incidência da cárie dentária, especialmente no período de formação dos dentes, que vai da gestação até a idade de 15 anos.

Em Araxá o esgoto também é bem tratado

Além do rígido tratamento de água, Araxá também conta com o tratamento de esgoto. Por meio de seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), todo esgoto coletado na cidade é tratado antes de ser devolvido aos mananciais.

Assim como o processo de tratamento de água é dividido em etapas, o tratamento de esgoto também passa por várias fases para remoção dos resíduos.

Ao chegar na ETE  o esgoto passa pela tratamento preliminar, primário, e secundário. A qualidade do efluente que sai da ETE para os mananciais é também analisado no laboratório de análise de esgoto em Araxá. “Hoje já podemos notar a presença de peixes e até mesmo patos nos mananciais para onde é lançado o efluente, produto do esgoto coletado e tratado de Araxá”, conta o chefe do Departamento Oeste da Copasa, Faissal Haddad.

Fases do tratamento de esgoto

– Tratamento preliminar – objetiva principalmente a remoção de sólidos grosseiros e de areia, por meio de mecanismos de ordem física.

– Tratamento primário – destina-se, por meio de mecanismos de ordem física, à remoção de sólidos flutuantes (graxas e óleos) e à remoção de sólidos em suspensão sedimentares e, em decorrência, parte da matéria orgânica.

– Tratamento secundário – predominam os mecanismos biológicos, e o objetivo é principalmente a remoção de matéria orgânica e eventualmente nutriente (nitrogênio e fósforo).

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…