Super banner
Super banner

Água em Araxá é monitorada 24 horas para garantir abastecimento, diz Copasa

Água em Araxá é monitorada 24 horas para garantir abastecimento, diz Copasa

Divulgação/Copasa

No banho, no preparo das refeições, na limpeza da casa, na higiene pessoal. Presente em praticamente todas as atividades do nosso dia-a-dia, a água passa por um longo processo de tratamento, antes de chegar às torneiras. O monitoramento começa na captação feita nos córregos e vai até as etapas de tratamento nas Estações de Tratamento de Água (ETA), além das constantes análises de qualidade que garantem a potabilidade da água de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Responsável pelo abastecimento de Araxá há 41 anos, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) mantém equipes que trabalham 24 horas para garantir o abastecimento a 34 mil imóveis.

Na cidade, a captação é feita nos córregos Feio e Areia. A água bruta é encaminhada à ETA de Araxá certificada com ISO. Na unidade a água passa pelos processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção de pH e fluoretação.

A qualidade da água que sai da estação de tratamento é constantemente analisada em um moderno laboratório da empresa na cidade, onde são feitas análises físicas, químicas e bacteriológicas.

“Todas essas análises garantem a ausência de substâncias que possam ser prejudiciais à saúde humana”, afirma o técnico químico da Copasa, Lázaro Oliveira. Ele conta que a cada duas horas são coletadas amostras de água, na saída da ETA de Araxá. Outra medida de segurança, segundo ele, é a coleta periódica de amostras de água na rede de distribuição de água, em diferentes pontos da cidade.

O laboratório de análise de Araxá participa do Programa Interlaboratorial AbesProagua promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. O programa promove a distribuição de amostras idênticas a um grupo de laboratórios inscritos com o objetivo de fazer comparações de resultados.

“Os resultados apresentados pelo laboratório LROE da Copasa, em Araxá, foram avaliadas como excelente, o que comprova o rígido processo de qualidade pelo qual a água da cidade é submetida”, comenta o gerente do laboratório, Eustáquio Sidnei Milanez Júnior.

Processos de purificação pelos quais a água bruta passa na Estação de Tratamento

– Coagulação – a remoção das partículas de sujeira se inicia no tanque de mistura rápida com a dosagem de sulfato de alumínio ou cloreto férrico. Estes coagulantes têm o poder de aglomerar a sujeira, formando flocos. Para otimizar o processo, adiciona-se cal, o que mantém o pH da água no nível adequado.

– Floculação – na floculação, a água já coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistência.

– Decantação – na decantação, os flocos formados anteriormente separam-se de água, sedimentando-se no fundo dos tanques.

– Filtração – a água ainda contém impurezas que não foram sedimentadas no processo de decantação. Por isso, ela precisa passar por filtros constituídos por camadas de areia ou areia e antracito suportadas por cascalhos de diversos tamanhos que retêm a sujeira ainda restante.

– Desinfecção – a água já está limpa quando chega a esta etapa. Mas ela recebe ainda mais uma substância: o cloro. Ele elimina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios.

– Correção de pH – para proteger as canalizações das redes e das casas contra corrosão ou incrustação, o pH da água é corrigido.

– Fluoretação –  na etapa final do tratamento, a água é fluoretada, em atendimento a Portaria do Ministério da Saúde. Consiste na aplicação de uma dosagem de composto de flúor. Reduz a incidência da cárie dentária, especialmente no período de formação dos dentes, que vai da gestação até a idade de 15 anos.

Em Araxá o esgoto também é bem tratado

Além do rígido tratamento de água, Araxá também conta com o tratamento de esgoto. Por meio de seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), todo esgoto coletado na cidade é tratado antes de ser devolvido aos mananciais.

Assim como o processo de tratamento de água é dividido em etapas, o tratamento de esgoto também passa por várias fases para remoção dos resíduos.

Ao chegar na ETE  o esgoto passa pela tratamento preliminar, primário, e secundário. A qualidade do efluente que sai da ETE para os mananciais é também analisado no laboratório de análise de esgoto em Araxá. “Hoje já podemos notar a presença de peixes e até mesmo patos nos mananciais para onde é lançado o efluente, produto do esgoto coletado e tratado de Araxá”, conta o chefe do Departamento Oeste da Copasa, Faissal Haddad.

Fases do tratamento de esgoto

– Tratamento preliminar – objetiva principalmente a remoção de sólidos grosseiros e de areia, por meio de mecanismos de ordem física.

– Tratamento primário – destina-se, por meio de mecanismos de ordem física, à remoção de sólidos flutuantes (graxas e óleos) e à remoção de sólidos em suspensão sedimentares e, em decorrência, parte da matéria orgânica.

– Tratamento secundário – predominam os mecanismos biológicos, e o objetivo é principalmente a remoção de matéria orgânica e eventualmente nutriente (nitrogênio e fósforo).

Notícias relacionadas