Categorias: Educação

Alunos da Escola Vasco Santos revivem requinte da Corte Portuguesa

DA REDAÇÃO/VIA ESCOLA ESTADUAL VASCO SANTOS – A Escola Estadual Vasco Santos promoveu apresentação sobre a história da Corte Portuguesa, durante a 8ª Mostra de Danças da Corte, promovido no Centro Cultural do Sesc Araxá, no última dia 13.

O salão reportou a época decorado com lírios e flores do campo com candelabros e castiçais, além do figurino dos participantes. Pais, convidados e demais familiares aplaudiram entusiasmados as apresentações, caracterizadas pela valsa, minueto, baile de máscaras e dança das taças.

Para a diretora Maria Cristina de Oliveira Barreto, o projeto transmite conhecimento através da alegria e do prazer em fazer. “Descobrir talentos é outro ponto forte do projeto, pois os alunos demonstram suas habilidades ao construir a própria máscara para o baile, opinam na criação dos passos das danças, na organização do salão, enfim, participam de todos os momentos.”

O coreógrafo Gildo Alves, parceiro da escola desde a primeira mostra, cuida dos mínimos detalhes para que tudo seja o mais verdadeiro possível com a Corte Portuguesa. O evento também marcou a entrada triunfal de Dona Beja e Antônio Sampaio no início da mostra, retratando a importância da história araxaense.

A professora Márcia Resende, idealizadora e coordenadora do projeto, diz que a cada ano idealiza novas apresentações que garantem sucesso cada vez maior. “Na escola todos se empenham para que tudo saísse a contento, desde a montagem de murais, a limpeza do salão, a decoração, filmagem, fotografias, enfim, tudo para a realização da mostra.”

1ª Mostra de Danças Regionais Brasileiras

A Escola Vasco Santos também promoveu a 1ª Mostra de Danças Regionais Brasileiras. “Apresentamos através da dança um Brasil rico, independente e com identidade. Pessoas capazes de fazer da música e da dança um estilo de vida com uma alegria contagiante”, destaca a organização.

Alunos do 7º ano, da professora de Geografia, Valéria Floriano dos Reis, representaram três regiões – Sul, Nordeste e Sudeste. O Fandango, o Frevo e o Samba, com a música Aquarela do Brasil, foram destacados.

Todos de ritmo forte alegraram o salão e contagiaram o público presente, com trajes típicos, jinga e muito molejo. “A coreografia também foi de Gildo Alves, que presenteou alunos, familiares e convidados com a riqueza dos passes. Para o próximo ano, todas as regiões serão apresentadas”, garante Valéria.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…