Super banner
Super banner

Alunos da Escola Vasco Santos revivem requinte da Corte Portuguesa

Alunos da Escola Vasco Santos revivem requinte da Corte Portuguesa

Dança da Corte

DA REDAÇÃO/VIA ESCOLA ESTADUAL VASCO SANTOS – A Escola Estadual Vasco Santos promoveu apresentação sobre a história da Corte Portuguesa, durante a 8ª Mostra de Danças da Corte, promovido no Centro Cultural do Sesc Araxá, no última dia 13.

O salão reportou a época decorado com lírios e flores do campo com candelabros e castiçais, além do figurino dos participantes. Pais, convidados e demais familiares aplaudiram entusiasmados as apresentações, caracterizadas pela valsa, minueto, baile de máscaras e dança das taças.

Para a diretora Maria Cristina de Oliveira Barreto, o projeto transmite conhecimento através da alegria e do prazer em fazer. “Descobrir talentos é outro ponto forte do projeto, pois os alunos demonstram suas habilidades ao construir a própria máscara para o baile, opinam na criação dos passos das danças, na organização do salão, enfim, participam de todos os momentos.”

O coreógrafo Gildo Alves, parceiro da escola desde a primeira mostra, cuida dos mínimos detalhes para que tudo seja o mais verdadeiro possível com a Corte Portuguesa. O evento também marcou a entrada triunfal de Dona Beja e Antônio Sampaio no início da mostra, retratando a importância da história araxaense.

A professora Márcia Resende, idealizadora e coordenadora do projeto, diz que a cada ano idealiza novas apresentações que garantem sucesso cada vez maior. “Na escola todos se empenham para que tudo saísse a contento, desde a montagem de murais, a limpeza do salão, a decoração, filmagem, fotografias, enfim, tudo para a realização da mostra.”

1ª Mostra de Danças Regionais Brasileiras

Samba

A Escola Vasco Santos também promoveu a 1ª Mostra de Danças Regionais Brasileiras. “Apresentamos através da dança um Brasil rico, independente e com identidade. Pessoas capazes de fazer da música e da dança um estilo de vida com uma alegria contagiante”, destaca a organização.

Alunos do 7º ano, da professora de Geografia, Valéria Floriano dos Reis, representaram três regiões – Sul, Nordeste e Sudeste. O Fandango, o Frevo e o Samba, com a música Aquarela do Brasil, foram destacados.

Todos de ritmo forte alegraram o salão e contagiaram o público presente, com trajes típicos, jinga e muito molejo. “A coreografia também foi de Gildo Alves, que presenteou alunos, familiares e convidados com a riqueza dos passes. Para o próximo ano, todas as regiões serão apresentadas”, garante Valéria.

Notícias relacionadas