Categorias: Meio Ambiente

AMM promove encontro para expandir coleta seletiva na microrregião

A Assessoria Ambiental da Associação dos Municípios Mineiros está promoveu na manhã de hoje (16) uma palestra sobre adequações dos lixões para as cidades que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla). De acordo com o assessor e engenheiro ambiental da AMM, Lucínio Xavier, o objetivo do encontro é passar esclarecimentos e apoio técnico às prefeituras para uma gestão apropriada dos resíduos sólidos urbanos.

Xavier afirma que o evento será realizado nas 42 microrregionais de Minas Gerais. “Através de convênios com a AMM e a Fundação Israel Pinheiro (FIP), os municípios podem contar projetos técnicos apropriados que venha a ter sucesso quando da análise ambiental, minimizando a destinação dos resíduos no meio ambiente, além de implantação de aterros sanitários”, destaca.

O chefe do Departamento de Gestão Ambiental do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), Alex Sander Ribeiro, afirma que a coleta seletiva é um fato fundamental na gestão ambiental de todos os municípios. “Este apoio da AMM vem de encontro para levar esses projetos aos municípios da Ampla que ainda não tem a coleta seletiva.”

Durante o encontro, Alex apresentou os projetos implantados em Araxá e que podem ser estendidos aos demais municípios da Ampla através de consórcio. “A nossa estrutura atual de coleta seletiva conta com quatro caminhões, três associações de reciclagem (Reciclara, Cooperare e Elo Ambiental), sendo dividida em três setores.”

O vice-presidente da Câmara Municipal, José Domingos Vaz, destaca que Araxá é um referencial por ter projetos de coleta seletiva e melhor destinação dos resíduos sólidos urbanos. “Isto aumenta ainda mais a vida útil do nosso aterro sanitário, mas é preciso que toda a comunidade geral se conscientize sobre a importância da coleta seletiva. Saber o que é e o que não é reciclável, e é exatamente isso que tem que ser expandido pelos gestores aqui presentes, não ficar somente na teoria.”

O encontro também contou com a presença do diretor Regional da AMM, Marcos Alvim, do presidente da Ampla e prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, do vice-prefeito Miguel Alves Ferreira Júnior, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, João Bosco Borges, do superintendente do IPDSA, Carlos Alberto Delfino Pereira, do vereador Marco Antônio Rios, gestores e autoridades da microrregião e demais representantes.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…