Super banner

AMM promove encontro para expandir coleta seletiva na microrregião

AMM promove encontro para expandir coleta seletiva na microrregião

A Assessoria Ambiental da Associação dos Municípios Mineiros está promoveu na manhã de hoje (16) uma palestra sobre adequações dos lixões para as cidades que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla). De acordo com o assessor e engenheiro ambiental da AMM, Lucínio Xavier, o objetivo do encontro é passar esclarecimentos e apoio técnico às prefeituras para uma gestão apropriada dos resíduos sólidos urbanos.

Xavier afirma que o evento será realizado nas 42 microrregionais de Minas Gerais. “Através de convênios com a AMM e a Fundação Israel Pinheiro (FIP), os municípios podem contar projetos técnicos apropriados que venha a ter sucesso quando da análise ambiental, minimizando a destinação dos resíduos no meio ambiente, além de implantação de aterros sanitários”, destaca.

O chefe do Departamento de Gestão Ambiental do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), Alex Sander Ribeiro, afirma que a coleta seletiva é um fato fundamental na gestão ambiental de todos os municípios. “Este apoio da AMM vem de encontro para levar esses projetos aos municípios da Ampla que ainda não tem a coleta seletiva.”

Durante o encontro, Alex apresentou os projetos implantados em Araxá e que podem ser estendidos aos demais municípios da Ampla através de consórcio. “A nossa estrutura atual de coleta seletiva conta com quatro caminhões, três associações de reciclagem (Reciclara, Cooperare e Elo Ambiental), sendo dividida em três setores.”

O vice-presidente da Câmara Municipal, José Domingos Vaz, destaca que Araxá é um referencial por ter projetos de coleta seletiva e melhor destinação dos resíduos sólidos urbanos. “Isto aumenta ainda mais a vida útil do nosso aterro sanitário, mas é preciso que toda a comunidade geral se conscientize sobre a importância da coleta seletiva. Saber o que é e o que não é reciclável, e é exatamente isso que tem que ser expandido pelos gestores aqui presentes, não ficar somente na teoria.”

O encontro também contou com a presença do diretor Regional da AMM, Marcos Alvim, do presidente da Ampla e prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, do vice-prefeito Miguel Alves Ferreira Júnior, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, João Bosco Borges, do superintendente do IPDSA, Carlos Alberto Delfino Pereira, do vereador Marco Antônio Rios, gestores e autoridades da microrregião e demais representantes.

Notícias relacionadas