Categorias: Cidade

Anvisa aprova projeto de envasamento da água mineral no Barreiro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o projeto de envasamento da água mineral na Estância Hidromineral do Barreiro. Diretores da empresa Águas Minerais de Minas, subsidiária da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), estiveram reunidos com a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia) na última sexta-feira (10), na sede da entidade, quando divulgaram a informação.

A fábrica onde a água será envasada já possui todos os equipamentos necessários para o início da comercialização, os últimos detalhes referentes à infraestrutura do local estão sendo finalizados.

Para que o projeto fosse aprovado, a subsidiária teve que realizar alguns ajustes nas instalações da fábrica, a maneira como a Anvisa considera adequada para operação, a forma como o fluxo de garrafas entra na fábrica, as proteções nos poços, entre outras exigências.  O passo seguinte à aprovação é a implantação do projeto pela Copasa que deve iniciá-lo até o fim deste ano.

Posteriormente, a agência realizará uma nova vistoria para verificar se os procedimentos foram adotados corretamente e assim autorizar a comercialização do produto.

Em maio passado, o presidente da Copasa, Ricardo Simões, disse que as águas de Araxá seriam comercializadas até o fim do ano, mas a expectativa é que o produto esteja no mercado somente no segundo semestre de 2011, de acordo com o diretor de Comunicação da Copasa, Henrique Bandeira.

“Apenas a fábrica de Caxambu possui a liberação da Anvisa. As outras três fontes, inclusive a de Araxá, estão em processo de aprovação. Inicialmente, fizemos a compra dos equipamentos necessários para operação das fábricas, agora vamos iniciar o projeto de implantação do projeto e aguardar a liberação para a comercialização.”

De acordo com Bandeira, os atrasos para dar início à comercialização do produto se deram por causa das modificações nas leis de envasamento de água.

“Estávamos esperando uma definição da Anvisa quanto à nova legislação e, após isto, tivemos que adequar o projeto. Foi um processo natural, onde todas as empresas que aguardam a autorização para envasamento de água tiveram que passar”, diz.

“É bom deixar claro que não temos qualquer problema quanto à qualidade da água. Todas as análises feitas nas fontes onde serão exploradas as águas indicaram os índices de Bário dentro dos parâmetros admitidos pela legislação vigente”, acrescenta Bandeira.

A expectativa é que as águas de Araxá sejam comercializadas em São Paulo, Minas Gerais e Brasília, locais onde a água mineral de Araxá tinha uma grande aceitação anteriormente.

A Águas Minerais de Minas tem a região Sudeste como mercado prioritário. Além das águas de Araxá, a subsidiária também irá comercializar as águas minerais de Cambuquira e Lambari, valorizando o diferencial de qualidade de suas fontes em relação aos concorrentes. A água mineral de Caxambu, outra fonte de água mineral explorada pela Copasa, já começou a ser comercializada e produz cerca de 47 milhões de litros/ano.

Sobre a exploração das fontes em Minas Gerais

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Coedmig) é detentora da concessão das fontes de águas minerais das marcas Araxá, Caxambu, Cambuquira e Lambari. Com o término do contrato com a antiga arrendatária, a empresa transferiu para a Copasa o direito de exploração das fontes.

Em 2007, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou o projeto de lei que cria a subsidiária da Copasa, Águas Minerais de Minas, que é a responsável pela exploração comercial das fontes.

Durante todo o processo que antecedeu a seleção da nova empresa arrendatária, a Codemig estabeleceu com rigor condições para garantir que o novo modelo de utilização das fontes hidrominerais combinasse o melhor aproveitamento do potencial de cada uma delas.

Minas Gerais participa com cerca de 10% do total de água produzida no país, ocupando a segunda posição no ranking nacional. No Estado, se encontra a maior concentração geográfica de águas carbogasosas, alcalinas, alcalino-terrosas, sulfatadas e sulfurosas.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…